Saltar para conteúdo principal
Saltar para menu navegação principal
Saltar para rodapé do portal
Registar
Entrar
pt
en
es
Registar
Entrar
Actual
Arquivos
Notícias
Indexação
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipa Editorial
Informações para Revisores
Política de Ética
Declaração Privacidade
Contacto
Pesquise nas nossas revistas
Pesquisar
Home
/
Arquivos
/
Vol 1 Nº 1 (2020): APEduC Revista | APEduC Journal
Publicado:
2020-04-23
Edição Completa
PDF
Editorial
EDITORIAL
J. Bernardino Lopes
7-10
PDF (English)
Secção 1: Investigação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia
REVISITANDO ORIENTAÇÕES CTS|CTSA NA EDUCAÇÃO E NO ENSINO DAS CIÊNCIAS
Isabel P. Martins
13-29
PDF
UMA INTERPRETAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO BRASIL A PARTIR DA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO COMO PRÁTICA CULTURAL
Fernanda Ostermann, Flavia Rezende
30-40
PDF
ESTUDO DE AULA COMO FACILITADOR DE APRENDIZAGENS DE FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA E QUÍMICA SOBRE O USO DE MÚLTIPLAS
Mónica Baptista, Teresa Conceicao, João Pedro Ponte
41-54
PDF
ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRESENTES NAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS DO ACERVO DIGITAL DE NARRAÇÕES MULTIMODAIS DA UTAD
Giovano Candiani, Eliane de Souza Cruz
55-69
PDF
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia
CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UM CONCEITO INOVADOR DE ENSINO FORMAL E NÃO FORMAL DE CIÊNCIAS
Ana V. Rodrigues, Diana Oliveira
72-86
PDF
FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS NA SALA DE AULA DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
UM DESAFIO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Myriam Codes Valcarce, Juan Pedro Martín Díaz, Rocío Pérez Guzmán
87-99
PDF (Español (España))
PROGRAMAÇÃO TANGÍVEL PARA A INCLUSÃO E PROMOÇÃO DAS STEM
CONTRIBUTOS PARA A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES
Cecília Vieira Guerra, Filipe Moreira, Maria José Loureiro, Isabel Cabrita
100-114
PDF
A DISCIPLINA DE PROJETO NO ENSINO DA FÍSICA E QUÍMICA DO 8ºANO
Daniela Tuna de Sousa
115-128
PDF
RECICLAGEM E LITERACIA ESTATÍSTICA
UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR
Sofia Laura Costa, Isabel Duque, Fernando Martins
129-141
PDF
Secção 3: Articulação entre Investigação & Práticas em Educação em CM&T
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E DE JUSTIÇA SOCIAL EM TEMPOS DE EMERGÊNCIA CLIMÁTICA
Yonier Alexander Orozco Marin
145-149
PDF (Español (España))
A JUVENTUDE EXIGE AÇÕES RELATIVAS ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: TERÃO OS EDUCADORES SABEDORIA E CORAGEM PARA RESPONDER?
William C. Kyle, Jr.
150-160
PDF (English)
DA LAMA AO CAOS
UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BASE COMUNITÁRIA, CINEMA E MUDANÇA CLIMÁTICA
Rafael Nogueira Costa, Robson Loureiro, Celso Sánchez
161-167
PDF
APRENDER COM SENTIDO(S), AGIR LOCALMENTE, EDUCAR PARA EMERGÊNCIA GLOBAL
Margarida Amélia Rodrigues
168-174
PDF
DO "NÃO USE O AEROSSOL" AO "ORGANIZA-TE E LUTA", POR UM ENSINO DE CIÊNCIAS SINÓNIMO DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Yonier Alexander Orozco Marin
176-178
PDF (Español (España))
O CAMINHO A SEGUIR: A CIÊNCIA É IMPERATIVA PARA A SOBREVIVÊNCIA HUMANA
William C. Kyle, Jr.
179-184
PDF (English)
ESCOLA PARA A MUDANÇA: EDUCAR PARA IDENTIFICAR PROBLEMAS, PENSAR, CRIAR SOLUÇÕES E AGIR
Margarida Amélia Rodrigues
185-187
PDF
APRENDER COM A NATUREZA E A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DOS CONFLITOS AMBIENTAIS: ABORDAGEM DA ECOLOGIA POLÍTICA NAS DISCUSSÕES DO CLIMA
Rafael Nogueira Costa, Robson Loureiro, Celso Sánchez Pereira
188-190
PDF
Livros e companhia
RECENSÃO CRÍTICA DO LIVRO “21 LIÇÕES PARA O SÉCULO XXI” (2018) DE YUVAL NOAH HARARI
Cecília Galvão
193-194
PDF
RECENSÃO CRÍTICA DA OBRA - APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: FUNDAMENTOS PARA APLICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Salete Linhares Queiroz
195-196
PDF
RECENSÃO CRÍTICA DO LIVRO “O SENTIDO DA MATEMÁTICA E A MATEMÁTICA DO SENTIDO” DE SANDRA MARIA NASCIMENTO DE MATTOS
Ubiratan D'Ambrosio
197-198
PDF
RECENSÃO CRÍTICA DE "LÁ FORA, GUIA PARA DESCOBRIR A NATUREZA"
Maria Francisca Macedo
199-200
PDF
Tem a palavra…
TEM A PALAVRA… FÁTIMA PAIXÃO
Fátima Paixão
203-206
PDF
TEM A PALAVRA… BÁRBARA CARINE E COLEGAS
Bárbara Carine
207-209
PDF
TEM A PALAVRA… FRANCISCA MACEDO
Francisca Macedo
210-214
PDF
TEM A PALAVRA… JORGE TEIXEIRA
Jorge Teixeira
215-218
PDF
Realizar uma Submissão
Idioma
English
Português (Portugal)
Español (España)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários