CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UM CONCEITO INOVADOR DE ENSINO FORMAL E NÃO FORMAL DE CIÊNCIAS

  • Ana V. Rodrigues Universidade de Aveiro & CIDTFF
  • Diana Oliveira Universidade de Aveiro & CIDTFF
Palavras-chave: Centro de Ciência, Laboratório de ciências, Atividades integradas, Educação STEM, 1.º CEB

Resumo

O CIEC (Centro Integrado de Educação em Ciências – Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha) resulta da colaboração entre a UA-CIDTFF, a autarquia local e a comunidade escolar e tem características originais como um laboratório para o ensino experimental das ciências no 1ºCEB e um centro interativo de ciência alicerçado em temas locais, aberto à comunidade. É um exemplo pioneiro de articulação entre investigação em educação, formação inicial e contínua de professores e educação formal e não formal em ciências. A avaliação deste projeto, que conta já com sete anos de existência, é bastante positiva, tanto na perspetiva dos professores, como dos alunos, pais, autarquia e demais comunidade educativa. O CIEC-ECV tem vindo a ser reconhecido quer a nível regional (Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo), quer a nível do próprio Ministério da Educação.

Referências

Cachapuz, A., Praia, J., & Jorge, M. (2002). Ciência, Educação em Ciência e Ensino das Ciências. Ministério da Educação.

Cianca, S. (2020). Teaching elementary STEM education. Unpacking Syandards and implementing practice-based pedagogy. Routledge.

Comissão Europeia (2001). Livro branco da comissão europeia. Um novo impulso à juventude europeia. Comissão Europeia. https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/a3fb3071-785e-4e15-a2cd-51cb40a6c 06b/language-pt

Conselho da União Europeia (2010). Relatório intercalar conjunto do Conselho e da Comissão Europeia sobre a aplicação do programa de trabalho “Educação e Formação para 2010”. União Europeia. http://register.consilium.europa.eu/pdf/pt/10/st05/st05394.pt10.pdf.

Costa, M. A. (2016). Ensino de ciências: uma proposta de organização temática para o 1º CEB [Dissertação de mestrado, Universidade de Aveiro]. Repositório da Universidade de Aveiro. http://hdl.handle.net/10773/18467.

De Pro Bueno, A. (2005). Presentación de la monografia: La enseñanza no formal de las ciencias. Alambique – Didáctica de Las Ciencias Experimentales, 43, 5-7.

Harlen, W. (2013). Assesment & Inquiry-based Science education: Issues in policy and practice. Global Network of Science Academies (IAP) Science Education Programme (SEP). http://www.interacademies.org /24998/Assessment-InquiryBased-Science-Education-Issues-in-Policy-and-Practice-

Harlen, W. (2018). The teaching of science in primary schools (7ª ed.). Routledge.

LUSA. (18 de maio de 2017). VN Barquinha: Ministro de “coração cheio” com promoção da cultura científica em comunidade escolar. Rádio Antena Livre. https://www.antenalivre.pt/noticias/vn-barquinha-ministro-de-coracao-cheio-com-promocao-da-cultura-cientifica-em-comunidade-escolar/.

Marôco, J., Lourenço, V., Mendes, R., & Gonçalves, C. (2016). TIMSS 2015 - PORTUGAL. Volume 1: Desempenhos em Matemática e em Ciências. Instituto de Avaliação Educativa, I. P.

Martin, M., Mullis, I., Foy, P., & Hooper, M. (2016). TIMSS 2015 international results in science. Fourth Grade Science. International Association for the Evaluation of Educational Achievement. http://timss2015.org/timss-2015/science/student-achievement/

Martins, I. P. (2015, 20 de abril). Formal e não formal: uma combinação (im)provável? [Intervenção no painel]. Jornada “Partilha de práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências”, Vila Nova da Barquinha, Portugal.

Martins, I. P., Tenreiro-Vieira, C., Vieira, R., Sá, P., Rodrigues, A. V. Teixeira, F., Couceiro, F., Veiga, M. L. & Neves, C. (2012). Avaliação do Impacte do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências: Um estudo de âmbito nacional – Relatório Final. Ministério da Educação e Ciência, Direção Geral de Educação http://www.dgidc.min-edu.pt/outrosprojetos/index.php?s=directorio&pid=203#i

Novo Almourol. (2 de junho 2017). VN Barquinha: António Costa visitou a escola que todos querem visitar. E gostou muito. Jornal Novo Almourol. https://novoalmourol.wordpress.com/2017/06/02/vn-barquinha-antonio-costa-visitou-a-escola-que-todos-querem-visitar-e-gostou-muito/

Novo Almourol. (junho 2016). Escola Ciência Viva mostrou porque deve ser “exemplo para o país”. Jornal Novo Almourol, 6. https://issuu.com/novoalmourol/docs/jornal_novo_almourol_ed._412_junho_

OCDE. (2006). Evolution of Student Interest in Science and technology. Policy Report. OECD Publishing. http://www.oecd.org/dataoecd/16/30/36645825.pdf.

OCDE. (2019). PISA 2018 Results (Volume I): What Students Know and Can Do. PISA. Publishing, Paris. https://doi.org/10.1787/5f07c754-en.

Osborne, J. & Dillon, J. (2008). Science Education in Europe: Critical Reflections, a Report to the Nuffield Foundation. Nuffield Foundation. http://www.pollen-europa.net/pollen_dev/Images_Editor/Nuffield%20report.pdf.

Paixão, F. (2015, 20 de abril). Formal e não formal: uma combinação (im)provável? [Intervenção no painel]. Jornada “Partilha de práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências”, Vila Nova da Barquinha, Portugal.

Rocard, M., Csermely, P., Jorde, D., lenzen, D., Walberg-Henriksson, H. & Hemmo, V. (2007). Science Education Now: A Renewed Pedagogy for the Future of Europe. Comissão Europeia. http://ec.europa.eu/research/science-society/document_library/pdf_06/report-rocard-on-science-education_en.pdf.

Rodrigues, A. V. & João, P. (2016). Práticas Integradas de Educação em Ciências: um programa de formação contínua para professores com cariz CTS. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología Y Sociedad, 11(33), 181-202.

Rodrigues, A. V. (2016). Perspetiva Integrada de Educação em Ciências: Da teoria à prática. UA Editora. https://ria.ua.pt/bitstream/10773/15416/1/Livro_perspetiva%20integrada%20Educação.pdf.

Rodrigues, A. V., & Martins, I. P. (2015). Desenvolvimento de um laboratório de ciências para os primeiros anos de escolaridade. Interacções, 11(39), 368–380. http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8744/6303.

Teixeira, L. A. (2018). Um estudo a respeito da aprendizagem científica em uma escola de 1º ciclo em Portugal. [Tese de doutoramento, Universidade Estadual de Londrina]. Repositório da Universidade Estadual de Londrina. http://www.uel.br/pos/mecem/arquivos_pdf/12018TESELILI.pdf

UNESCO-ICSU. (1999). Ciência para o Século XXI – Um Novo Compromisso. UNESCO.

Universidade de Aveiro. (2017, June). Resultado de uma parceria com a UA: Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha dá cartas no ensino experimental das ciências. Linhas, Revista da Universidade de Aveiro, 44–49.

Worth, K., Duque, M., & Saltiel, E. (2009). Implementing Inquiry-Based Science units for primary education. La main à la pâte. https://www.fondation-lamap.org/sites/default/files/upload/media/Guide_Designing%20and%20 implementing%20IBSE_final_light.pdf.

Publicado
2020-04-22
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia