Informações para Revisores

    1. Informação sobre as políticas de secção

     

    INTRODUÇÃO

    A APEduC Revista admite manuscritos que tratem de temas relevantes para a Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, em contextos formais e não formais, que não tenham sido publicados anteriormente. Os manuscritos podem ser em português, em inglês ou em espanhol.

     

    ESTRUTURA DA REVISTA

    Editorial

     

    Secção 1: Investigação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia

    Receção livre de manuscritos com estudos empíricos ou teóricos em/sobre contextos formais ou não formais de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia.

    Os manuscritos deverão apresentar título e resumo em português, inglês e espanhol.

    Os manuscritos deverão apresentar uma estrutura própria que está disponível no “MODELO PARA ARTIGO PARA SECÇÃO 1” e ter uma extensão entre 15000 e 40000 caracteres com espaços e limite de 16 páginas.

    Existe a possibilidade dos autores apresentarem material de suporte em multimédia.


     

    Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia

    Receção livre de manuscritos, com relato e caracterização de práticas educativas ou apresentação de inovações ou projetos educativos em curso ou terminados em/sobre contextos formais ou não formais de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia.

    Os manuscritos deverão apresentar título e resumo em português, inglês e espanhol.

    Os manuscritos deverão apresentar uma estrutura própria que está disponível no “MODELO PARA ARTIGO PARA SECÇÃO 2” e ter uma extensão dos manuscritos entre 15000 e 40000 caracteres com espaços e limite de 16 páginas.

    Existe a possibilidade dos autores apresentarem material de suporte em multimédia.

     

    Processo de avaliação por pares

     

    INFORMAÇÕES GERAIS

    Todos os manuscritos recebidos pela APEduC Revista para as secções 1 e 2 serão avaliados por pares, em processo duplamente-cego, de acordo com critérios de rigorosa qualidade científico-didática.

    Numa primeira fase, a Equipa Editorial fará uma revisão geral do trabalho, podendo rejeitá-lo diretamente, sem passar pela avaliação externa, se: a) a sua qualidade for manifestamente baixa; b) não encontrar enquadramento nas áreas temáticas da revista; c) conflituar com a política editorial da revista e/ou com o código de ética por esta adotado. Para esta primeira revisão, a Equipa Editorial poderá solicitar assistência, caso julgue necessário, aos membros do Conselho Editorial.

    Os manuscritos que passarem por este primeiro processo de revisão geral serão, depois, enviados para dois revisores externos à APEduC Revista e às instituições de onde são oriundos os autores dos manuscritos. Caso as avaliações sejam discrepantes, ou se por qualquer outra razão se julgar necessário, a Equipa Editorial pode enviar o manuscrito para um terceiro avaliador.

     

    PROCEDIMENTOS E PRAZOS DA REVISÃO

     

    A APEduC Revista envia, por email, aos seus revisores externos os convites de revisão dos manuscritos submetidos pelos autores.

    No email que os revisores receberem encontrarão dois hiperlinks que lhes permitem informar automaticamente a APEduC Revista se aceitam ou declinam o convite que lhes foi dirigido.

    Para tornar célere o processo de revisão dos manuscritos, solicitamos aos revisores que respondam ao convite dentro de cinco dias após o recebimento do email. Após a aceitação, solicitamos que nos enviem a sua revisão dentro de 30 dias.

    Para dar início ao processo de revisão do manuscrito, os revisores serão notificados por email sobre como aceder à plataforma on-line de apoio à revisão de manuscritos da APEduC Revista. A revisão é gerida integralmente na plataforma da APEduC Revista que permite: a) o acesso ao manuscrito a rever, b) o preenchimento do formulário de revisão, c) a submissão da revisão.

    No caso dos revisores convidados não terem possibilidade de rever o manuscrito, a Equipa Editorial agradece se nos sugerirem outros possíveis revisores, fornecendo-nos os seus endereços de email.

     

     

    1. Critérios de avaliação de um manuscrito de acordo com a secção a que se dirigem

     

    A revisão é feita num formulário apropriado à secção 1 ou à secção 2.

     

    Secção 1: Investigação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia

    A relevância e qualidade dos manuscritos será avaliada tendo em conta critérios gerais e específicos previamente definidos.

    Nos critérios gerais solicita-se aos revisores que se pronunciem sobre:

    1. A contribuição do manuscrito para o aumento do conhecimento no campo da Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia.
    2. O equilíbrio entre a fundamentação teórica e os resultados empíricos, bem como o pendor crítico e assertivo do manuscrito.
    3. A conformidade do manuscrito com o código de ética da APEduC Revista.

    Relativamente aos critérios específicos, disponibilizam-se aos revisores um conjunto de questões orientadoras para que com base nelas se pronunciem sobre os elementos estruturantes do manuscrito – título e resumo; introdução; revisão de literatura; metodologia; resultados; discussão; conclusões; implicações; expressão escrita e conformidade com o modelo de manuscrito e normas APA – e elaborem uma avaliação construtiva, detalhada e analítica do manuscrito alvo de apreciação.

     

    Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia

    A relevância e qualidade dos manuscritos será avaliada tendo em conta critérios gerais e específicos previamente definidos.

    Nos critérios gerais solicita-se aos revisores que se pronunciem sobre:

    1. A contribuição do manuscrito para o aumento do conhecimento no campo das práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia.
    2. O carácter original e inovador do manuscrito.
    3. O alinhamento do manuscrito com as necessidades de professores / educadores / estudantes de Ciências, Matemática e Tecnologia.
    4. A conformidade do manuscrito com o código de ética da APEduC Revista.

    Relativamente aos critérios específicos, disponibilizam-se aos revisores um conjunto de questões orientadoras para que com base nelas se pronunciem sobre os elementos estruturantes do manuscrito – título e resumo; introdução; fundamentação e contexto; prática e sua implementação; avaliação e resultados; conclusões e implicações; expressão escrita; e conformidade com o modelo de manuscrito e normas APA – e elaborem uma avaliação construtiva, detalhada e analítica do manuscrito alvo de apreciação.

     

     

    1. Formulários de revisão e decisão editorial

     

    Os formulários de revisão para apoiar a elaboração dos relatórios de revisão estarão disponíveis, de acordo com a secção, na plataforma online da APEduC Revista. De acordo com a sua avaliação, os revisores poderão fazer uma das seguintes recomendações relativamente ao artigo:

    • Aceite;
    • Correções Obrigatórias;
    • Re-submeter o manuscrito;
    • Rejeitado.

    Tendo em conta os relatórios de revisão e a recomendação dos revisores, a Equipa Editorial pode tomar uma das seguintes decisões, que será comunicada aos autores:

    • Aceite [como está ou com pequenas modificações].
    • Requeridas revisões [O manuscrito requer a realização de correções obrigatórias e será reenviado para os autores. O manuscrito depois de revisto pelos autores será sujeito a uma nova ronda de revisões].
    • Requeridas revisões significativas [O manuscrito requer a realização de alterações obrigatórias e significativas e será reenviado para os autores. O manuscrito depois de revisto pelos autores será sujeito a uma nova ronda de revisões].
    • Rejeitado.

     

     

    1. Código de ética adotado pela APEduC Revista para os revisores

     

    Por forma a salvaguardar todas as pessoas envolvidas no processo de produção, avaliação, publicação e divulgação do conhecimento científico e contribuir para a valorização da ciência, a APEduC Revista adota os Códigos de conduta da COPE da AERA, regendo-se pelos seguintes princípios éticos: i) Competência profissional; ii) Integridade; iii) Responsabilidade profissional, científica e académica; iv) Respeito pela diversidade, dignidade e direitos humanos; v) Responsabilidade social.

     

    A APEduC Revista tem um conjunto de procedimentos internos para assegurar, por parte de todos os intervenientes, o cumprimento destes princípios éticos. Os revisores deverão adotar as boas práticas definidas pela COPE para revisores. Em particular, os revisores da APEDUC Revista comprometem-se a:

     

    • Apenas rever manuscritos que se encontrem no âmbito da sua experiência profissional, informando os editores sobre a sua confiança na avaliação que realizou.
    • Respeitar a confidencialidade do processo de revisão, não revelando informações sobre o manuscrito a terceiros, durante ou após o processo de revisão, para além da informação publicada pela APEduC Revista.
    • Não pedir a terceiros que participem no processo de revisão sem anteriormente o ter proposto aos editores e obtido o seu consentimento expresso. Nesse caso, a revisão deverá ser submetida pelo revisor que foi convidado mas assinada pela equipa em nome da qual submete a revisão.
    • Não usar a informação obtida durante o processo de revisão em proveito próprio ou de terceiros ou para desacreditar qualquer pessoa.
    • Em caso de identificar um conflito de interesses, rejeitar rever e/ou declará-lo aos editores e em caso de dúvida, informar-se e aconselhar-se junto dos mesmos. A APEduC Revista adota a política de conflito de interesses da AERA considerando conflito de interesses todas as situações em que as decisões dos envolvidos poderão: i) beneficiar de forma injusta terceiros ou instituições; ii) beneficiar o próprio; iii) comprometer a qualidade do serviço prestado à APEduC Revista.
    • Ser construtivo nas revisões, procurando ajudar os autores a melhorar o seu trabalho, evitando comentários hostis, ofensivos ou comentários pessoais difamatórios ou depreciativos.
    • Não aceitar rever manuscritos que reviu anteriormente em outros jornais ou revistas.
    • Não contactar os autores do manuscrito falando-lhes do mesmo.
    • Não sugerir aos autores a inclusão de citações que não sejam essenciais ao manuscrito.