Convidamos os leitores a se registarem no serviço de notificação de publicação da revista. Clique em Registo no menu superior da página. O registo permitirá ao leitor receber o Sumário via e-mail a cada nova edição. A lista procura também reivnidicar um nível básico de apoio ou de leitura. Leia a Política de Privacidade da revista, que assegura aos leitores que os nomes e endereços fornecidos não serão utilizados para outros fins.

 

Periodicidade da APEduC Revista

Publicar duas vezes por ano (maio e novembro)

Calendário de chamadas de artigos e publicação dos números

Data limite submissão | Publicação do número 

  • 10 de março       |              Maio         
  • 20 de junho        |         Novembro

 

Como leitor pode interagir com a APEduC Revista de dois modos: fazendo recensões críticas ou dando a sua opinião.

Em qualquer caso deve fazer uma submissão para a secção respetiva e seguir as indicações abaixo

Livros e companhia: recensões críticas e sugestões de integração de recursos didáticos

Esta secção destina-se a acolher:

   A. Recensões críticas de obras científicas /literárias /artísticas /educativas, publicadas nos últimos 5 anos com ISBN, com potencial relação com Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (máximo de 2 páginas A4). Deverá apresentar-se uma súmula da obra e os seus potenciais contributos para a educação científica em contextos formais e não formais.

   B. Sugestões de recursos (blogs, simulações, animações, vídeos, jogos, aplicativos online, etc) já publicados on-line, acessíveis de forma gratuita (em sites, revistas ou repositórios de recursos) com a respetiva descrição da experiência educativa de integração. Os recursos descritos não devem ser da autoria do autor do texto. Os testemunhos devem ser breves e desenvolvidos de acordo com os seguintes pontos orientadores (máximo de 3 páginas A4):

      1. Enquadramento do Recurso Didático

Identificação do recurso utilizado (indicando link (caso se aplique), figura alusiva e colocando uma brevíssima descrição do mesmo).

Identificação do conteúdo curricular abordado (ano, domínio, subdomínio, estado de desenvolvimento do conteúdo: introdução, aprofundamento, revisão).

      2. Descrição da Experiência Educativa de Integração do Recurso

Breve descrição da experiência educativa de integração do recurso (como foi implementada? duração? como se estabeleceu a interação com os alunos? Produto entregue pelos alunos? Realização individual ou em grupo?)

Adesão dos alunos (recetividade dos alunos, dificuldades sentidas)

      3. Balanço e Sugestões

Balanço da atividade (sugestões para outros colegas que queiram implementar, vantagens/desvantagens desta atividade, balanço pessoal final)

Referenciação e lista de referências: normas APA 7ª Edição.

 Tem a palavra…

Espaço de opinião ou curta entrevista a profissionais envolvidos na Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia.

Dar voz à participação de alunos de Ciências, Matemática e Tecnologias que falam de projetos nacionais e internacionais em que participam e/ou outras atividades diretamente relacionadas com STEM.

Dar voz a dirigentes envolvidos nas políticas da Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia.

Dar voz a pais e encarregados de educação com interesse na Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia.

Sem modelo específico (mesmo formato gráfico do restante material), todavia com extensão limitada: entre 1000 e 2000 caracteres com espaços e limite de uma página.

Referenciação e lista de referências: normas APA 7ª Edição.

Eventualmente considerar a possibilidade de a apresentação ser em multimédia.