Convidamos os leitores a se registarem no serviço de notificação de publicação da revista. Clique em Registo no menu superior da página. O registo permitirá ao leitor receber o Sumário via e-mail a cada nova edição. A lista procura também reivnidicar um nível básico de apoio ou de leitura. Leia a Política de Privacidade da revista, que assegura aos leitores que os nomes e endereços fornecidos não serão utilizados para outros fins.
Periodicidade da APEduC Revista
Publicar duas vezes por ano (abril e novembro)
O primeiro número sairá em Abril de 2020.
Calendário de chamadas de artigos e publicação dos números
Como leitor pode interagir com a APEduC Revista de dois modos: fazendo recensões críticas ou dando a sua opinião.
Em qualquer caso deve fazer uma submissão para a secção respetiva e seguir as indicações abaixo
Livros e companhia: recensões críticas e sugestões de integração de recursos didáticos
Esta secção destina-se a acolher:
A. Recensões críticas de obras científicas /literárias /artísticas /educativas, publicadas nos últimos 5 anos com ISBN, com potencial relação com Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (máximo de 2 páginas A4). Deverá apresentar-se uma súmula da obra e os seus potenciais contributos para a educação científica em contextos formais e não formais.
B. Sugestões de recursos (blogs, simulações, animações, vídeos, jogos, aplicativos online, etc) já publicados on-line, acessíveis de forma gratuita (em sites, revistas ou repositórios de recursos) com a respetiva descrição da experiência educativa de integração. Os recursos descritos não devem ser da autoria do autor do texto. Os testemunhos devem ser breves e desenvolvidos de acordo com os seguintes pontos orientadores (máximo de 3 páginas A4):
1. Enquadramento do Recurso Didático
Identificação do recurso utilizado (indicando link (caso se aplique), figura alusiva e colocando uma brevíssima descrição do mesmo).
Identificação do conteúdo curricular abordado (ano, domínio, subdomínio, estado de desenvolvimento do conteúdo: introdução, aprofundamento, revisão).
2. Descrição da Experiência Educativa de Integração do Recurso
Breve descrição da experiência educativa de integração do recurso (como foi implementada? duração? como se estabeleceu a interação com os alunos? Produto entregue pelos alunos? Realização individual ou em grupo?)
Adesão dos alunos (recetividade dos alunos, dificuldades sentidas)
3. Balanço e Sugestões
Balanço da atividade (sugestões para outros colegas que queiram implementar, vantagens/desvantagens desta atividade, balanço pessoal final)
Referenciação e lista de referências: normas APA 7ª Edição.
Tem a palavra…
Espaço de opinião ou curta entrevista a profissionais envolvidos na Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia.
Dar voz à participação de alunos de Ciências, Matemática e Tecnologias que falam de projetos nacionais e internacionais em que participam e/ou outras atividades diretamente relacionadas com STEM.
Dar voz a dirigentes envolvidos nas políticas da Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia.
Dar voz a pais e encarregados de educação com interesse na Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia.
Sem modelo específico (mesmo formato gráfico do restante material), todavia com extensão limitada: entre 1000 e 2000 caracteres com espaços e limite de uma página.
Referenciação e lista de referências: normas APA 7ª Edição.
Eventualmente considerar a possibilidade de a apresentação ser em multimédia.