Política de Ética

Por forma a salvaguardar todas as pessoas envolvidas no processo de produção, avaliação, publicação e divulgação do conhecimento científico e contribuir para a valorização da ciência, a APEduC Revista adota os Códigos de conduta da COPE e da AERA, regendo-se pelos seguintes princípios éticos: i) Competência profissional; ii) Integridade; iii) Responsabilidade profissional, científica e académica; iv) Respeito pela diversidade, dignidade e direitos humanos; v) Responsabilidade social. A APEduC Revista tem um conjunto de procedimentos internos para assegurar, por parte de todos os intervenientes, estes princípios éticos. 

Os editores, revisores e autores da APEduC Revista deverão conhecer e respeitar os códigos de ética e boas práticas da COPE e da AERA que se aplicam ao exercício das suas funções. 

  • Os autores deverão adotar boas práticas na preparação e apresentação do seu trabalho atendendo ao código de ética da AERA
  • Os revisores deverão adotar as boas práticas definidas pela COPE para revisores
  • Os editores deverão adotar as boas práticas definidas pela COPE para editores

Autores, Revisores e Editores deverão evitar e/ou reportar conflitos de interesses. A APEduC Revista adota a política de conflito de interesses da AERA considerando conflito de interesses todas as situações em que as decisões dos envolvidos poderão: i) beneficiar de forma injusta terceiros ou instituições; ii) beneficiar o próprio; iii) comprometer a qualidade do serviço prestado à APEduC Revista

Qualquer suspeita de infração aos códigos éticos será cuidadosamente investigada, seguindo os procedimentos sugeridos pela COPE

No caso de serem confirmadas as suspeitas de condutas éticas inapropriadas os editores tomarão medidas que poderão incluir a correção ou retração de manuscritos. Serão também tomadas medidas para evitar a continuação da conduta inapropriada.

 

Os editores da APEduC Revista comprometem-se a: 

  • Assegurar a qualidade da revista, adotando e divulgando processos que procurem ir ao encontro das necessidades dos autores e leitores e a melhorar a APEduC Revista, assegurando a qualidade científica da mesma e a sua independência editorial; 
  • Assegurar que os leitores sejam devidamente informados sobre quem financia a investigação reportada nos artigos e qual a sua influência no curso da investigação; 
  • Assegurar que a aceitação e rejeição de manuscritos baseiam-se apenas na sua originalidade, importância, qualidade científica e cumprimento das normas da revista; 
  • Não reverter decisões de aceitar manuscritos, a não ser que sejam identificados problemas do ponto de vista ético ou erros grosseiros de apreciação dos revisores; 
  • Assegurar que o processo de revisão por pares seja justo, atempado e que assegura a confidencialidade de todo o material submetido; 
  • Descrever de forma clara e divulgar os processos de submissão, revisão por pares, de reclamação por parte dos autores e de submissão de críticas por parte dos leitores; 
  • Adotar processos que protejam a confidencialidade dos dados individuais e assegurem que os autores dos artigos publicados solicitem o consentimento informado para a participação no estudo e publicação dos resultados e imagens relativas às suas produções, a todos as pessoas envolvidas na investigação (e seus encarregados de educação ou representantes legais quando apropriado); 
  • Assegurar que a investigação publicada na APEduC Revista respeita procedimentos éticos internacionalmente aceites pela AERA
  • Atuar em caso de suspeitas de conduta não ética por parte de autores, revisores ou editores, seguindo os procedimentos sugeridos pela COPE
  • Assegurar a existência de procedimentos que permitam a correção de erros, imprecisões ou linguagem pouco clara nos artigos publicados; 
  • Assegurar que as retrações de manuscritos sigam os procedimentos descritos pela COPE
  • Defender a propriedade intelectual, assegurando a existência de processos que detetem e lidem com situações de plágio e apoiando os seus autores que sejam alvo de plágio; 
  • Encorajar o debate público sobre os artigos publicados na sua revista, assegurando que este ocorre de forma respeitosa e ética; 
  • Tornar públicos os seus possíveis conflitos de interesse e ter procedimentos claros e éticos para lidar com submissões de manuscritos dos quais são autores. 

 

Os revisores da APEduC Revista comprometem-se a: 

  • Apenas rever manuscritos que se encontrem no âmbito da sua experiência profissional, informando os editores sobre a sua confiança na avaliação que realizou; 
  • Respeitar a confidencialidade do processo de revisão, não revelando informações sobre o manuscrito a terceiros, durante ou após o processo de revisão, para além da informação publicada pela APEduC Revista
  • Não pedir a terceiros que participem no processo de revisão sem anteriormente o ter proposto aos editores e obtido o seu consentimento expresso. Nesse caso, a revisão deverá ser submetida pelo revisor que foi convidado mas assinada pela equipa em nome da qual submete a revisão;
  • Não usar a informação obtida durante o processo de revisão em proveito próprio ou de terceiros ou para desacreditar qualquer pessoa;
  • Em caso de identificar um conflito de interesses, rejeitar, rever e/ou declará-lo aos editores e em caso de dúvida, informar-se e aconselhar-se junto dos mesmos;
  • Ser construtivo nas revisões, procurando ajudar os autores a melhorar o seu trabalho, evitando comentários hostis, ofensivos ou comentários pessoais difamatórios ou depreciativos;
  • Não aceitar rever manuscritos que reviu anteriormente em outros jornais ou revistas;
  • Não contactar os autores do manuscrito falando-lhes do mesmo;
  • Não sugerir aos autores a inclusão de citações que não sejam essenciais ao manuscrito. 

 

Os autores da APEduC Revista comprometem-se a: 

  • Submeter apenas trabalhos originais, não submetidos ou publicados total ou parcialmente noutras revistas, livros ou online. A deteção de mais do que 25% de similaridade do trabalho submetido com trabalhos já publicados resultará na sua rejeição imediata pelos editores da APEduC Revista. 
  • Não fabricarem ou falsificarem dados, resultados, fontes, conclusões ou credenciais; 
  • Identificar claramente qualquer conflito de interesse na secção apropriada, e identificar todas as fontes de financiamento do trabalho; 
  • Não cometer qualquer tipo de plágio e identificar, referenciar e citar de acordo com as normas da APEduC Revista, todos os autores e documentos (publicados, não publicados ou disponíveis em formato eletrónico) de onde foram retirados dados, ideias ou conclusões usados ou mencionados no âmbito deste manuscrito. Os autores devem ter igualmente atenção ao autoplágio, na medida em os trabalhos a publicar na APEduC Revista devem ser inéditos e originais. Seguindo as indicações da COPE (baseadas nas instruções da BioMed Central) serão considerados autoplágio todos os casos em que se verifique reutilização de textos na secção de resultados, sendo admissível a reutilização parcial de texto nas secções de introdução, revisão da literatura, metodologia e em menor extensão na discussão, desde que a originalidade do artigo não seja posta em causa e, no total do artigo, não se verifique mais do que 25% de similaridade. 
  • Usar apenas imagens da autoria da equipa de autores ou, imagens cujas licenças de utilização permitam a sua publicação no âmbito da APEduC Revista, tendo neste caso reconhecido, citado e agradecido aos autores das mesmas; 
  • Obter de todos os autores do manuscrito a aprovação para a submissão do manuscrito, no que toca ao seu conteúdo e ordem de autorias. Os autores deverão ter contribuído de forma substantiva para o trabalho e a ordem de autores deverá refletir a importância da contribuição individual; 
  • Obter permissões para a realização da investigação reportada por parte de todas as instituições legalmente necessárias no país onde esta decorreu; 
  • Obter o consentimento informado para a participação no estudo e publicação dos resultados e imagens, por parte de todas as pessoas envolvidas na investigação (e seus encarregados de educação ou representantes legais quando apropriado); 
  • Não identificar as pessoas e instituições envolvidas no estudo no manuscrito ou documentos anexos (nome, turma, escola ou através de imagens); 
  • Não fornecer quaisquer dados confidenciais sobre os participantes, ou sendo necessário, fazê-lo de forma a garantir o anonimato dos mesmos; 
  • Não causar danos aos participantes do estudo. No caso de terem existido consequências negativas não antecipadas assegurar que foram tomadas todas as medidas para as minimizar; 
  • Reportar aos editores da APEduC Revista qualquer erro que detete no manuscrito e fornecer a informação necessária para o corrigir; 
  • Quando solicitado, partilhar dados da investigação com o editor para que possam ser confirmados resultados ou respondidas questões que surjam durante o processo de revisão.