RECICLAGEM E LITERACIA ESTATÍSTICA

UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR

  • Sofia Laura Costa Escola Superior de Educação de Coimbra
  • Isabel Duque CASPAE Limites Invisíveis
  • Fernando Martins Instituto Politécnico de Coimbra, ESEC, NIEFI, UNICID, Portugal & Instituto de Telecomunicações, Delegação da Covilhã, Portugal
Palavras-chave: Ecologia, Matemática, Estatística, Interdisciplinaridade

Resumo

Nas últimas décadas, temos vindo assistir à consciencialização da responsabilidade ambiental e aos seus impactos. É através da educação ambiental que os alunos se confrontam com as necessidades de mudar comportamentos e atitudes. Os Media são responsáveis pelas informações que chegam até nós. A literacia estatística é considerada essencial para que os cidadãos possam assumir uma postura crítica face a essa informação. Sendo a ecoliteracia da responsabilidade de todos, cabe ao professor desenvolver nos alunos capacidades que os façam questionar o mundo, de forma crítica e informada. Este estudo tem como objetivos apresentar uma prática educativa de promoção do desenvolvimento da literacia estatística e da ecoliteracia.  Esta foi desenvolvida num contexto interdisciplinar, onde o professor surge como mediador, dando voz aos alunos, criando aprendizagens significativas relacionadas, nomeadamente, com a identificação da poluição como um problema ambiental e a interpretação de dados presentes nos media para responder a uma questão-problema.

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Publicado
2020-04-22
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia