EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E DE JUSTIÇA SOCIAL EM TEMPOS DE EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

  • Yonier Alexander Orozco Marin Colegio Bilingüe Reino Unido, Bogotá
Palavras-chave: Educação científica, Formação ética, Interculturalidade, Pensamento crítico

Resumo

Neste texto, discuto a importância de, enquanto professores, trabalharmos, nas nossas aulas de ciências naturais, as questões da emergência climática, a par das questões de justiça social, reconhecendo a origem conjunta e a relação direta desses dois problemas. Inicialmente, enfatizo a importância de promover nos nossos alunos o desenvolvimento de competências científicas, juntamente com a formação de um pensamento político crítico perante a realidade social, como desafios da atual emergência climática. Posteriormente, apresento um exemplo de experiência didática mobilizando esses dois elementos, colocando alguns pontos como uma agenda para professores de ciências e suas turmas, como a necessidade de diálogo intercultural e a articulação coerente, nas nossas práticas, de elementos políticos, epistemológicos, pedagógicos, científico e educacional.

Referências

Cañal, P. (2004). La enseñanza de la Biología ¿Cuál es la situación actual y qué hacer para mejorarla? Revista Alambique, 41, 27- 41.

Escobar, A. (2016). Territorios de diferencia: la ontología política de los «derechos al territorio». In Gruner, S., Blandón, M., Gómez, J., Mina, C. (Eds.), Des/dibujando el país/aje (pp. 91-108). Medellín, Colombia: Ediciones poder negro.

García, J., & García, F. (1997). Aprender investigando: Una propuesta basada en la investigación. Sevilla, España: Diada.

González, M. (2010). Saltar la valla de la escuela para asomarse a la biodiversidad. Centro de investigación para la paz (CIP-ecosocial). https://www.fuhem.es/media/cdv/file/biblioteca/Dossier/Dossier_El_papel_de _la_biodiversidad.pdf

Orozco, Y. (2015). Aprendiendo sobre la biodiversidad en el territorio y transformando prácticas docentes: Una experiencia didáctica a través de la Investigación escolar y los Escenarios vivos de Aprendizaje (EVA). Trabajo de conclusión de curso. Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Bogotá, Colombia.

Ribeiro, S., Sanchez, C., & Cassiani, S. (2019) Encontros com Maria Nova e os desencantos com o racismo ambiental. In Cassiani, S., & Linsingen, I. (Orgs.), Resistir, (Re) existir e (Re) Inventar a educação científica e tecnológica (pp. 387-400). Florianópolis, Brasil: Núcleo de publicações. https://dicite.paginas.ufsc.br/

Ripple, W., Wolf, C., Newsome, T., Barnard, P., & Moomaw, W. (2019). World scientists’ warning of a climate emergency. Bioscience, 70(1), 5-12. https://doi.org/10.1093/biosci/biz152

Publicado
2020-04-22
Secção
Secção 3: Articulação entre Investigação & Práticas em Educação em CM&T