A DISCIPLINA DE PROJETO NO ENSINO DA FÍSICA E QUÍMICA DO 8ºANO
Resumo
A prática letiva descrita baseia-se numa Aprendizagem Baseada em Projetos – (ABP) realizada com o 8ºano de escolaridade. Desenvolve-se em dois semestres, cada um sobre um subtema geral orientador que inspira os projetos dos diferentes grupos. Neste artigo são descritos exemplos práticos de alguns trabalhos onde se ensina e aprende Física e Química tendo como base programática: “Reações químicas” na Química, e o “Som” na Física. Os conteúdos surgem nas apresentações dos grupos devidamente estruturados e articulados respeitando as aprendizagens essenciais. Os professores, são facilitadores de informação, mediadores e intermediários. São também responsáveis pela garantia de que, em cada grupo de trabalho os conteúdos programáticos de cada disciplina envolvida estão na integra contemplados. Para este público, houve mudança de paradigma na educação, com impacto de evidência em todos os agentes educativos. Os alunos adquiriram as competências chave identificadas.
Referências
Ashoka, maior rede global de empreendedores das 5 ONG mais influentes do mundo. (janeiro de 2020). Ashoka. Obtido de https://portugal.ashoka.org/
Carmo, H. e., & Malheiro, M. (2008). Metodologia da Investigação, Guia para Auto-Aprendizagem (2ª ed.). Universidade Aberta.
Carvalho, A. e. (1995). Novas metodologias em educação. Porto Editora.
Cinganotto, L. (2017). Quando o conteúdo e a aprendizagem se encontram, coisas extraordinárias podem acontecer. Obtido de https://www.schooleducationgateway.eu/pt/pub/viewpoints/experts/when-content-and-learning-join.htm
Decreto-Lei nº54/2018. (2018). Decreto- Lei nº 54/2018 de 6 de julho. (D. d. República, Ed.) Diário da República, Ministério da Educação.
Decreto-Lei nº55/2018. (2018). Decreto-Lei nº55/2018. Diário da República, Ministério da Educação.
Matos, P. D. (Ed.). (2018). Seminário Internacional. Inovação em Educação-do currículo ás práticas pedagógicas. Porto: FCT; Universidade Católica.
Metodologia do Trabalho de Projecto. (2019). Expoente. Obtido de https://elearning.iefp.pt/pluginfile.php /48096/mod_resource/content/0/3_Metodologia_do_Trabalho_de_Projecto.pdf
Ministério da Educação. (julho de 2018). Aprendizagens essenciais, articulação com o perfil dos alunos. 8º ano Físico-Química.
Ministério da Educação. (junho de 2018). Autonomia e Flexibilidade Curriculares. Obtido de https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/AFC/dl55_2018_apresentacao_junho-julho.pdf
Morin, E. (2002). Os sete saberes da Educação do Futuro. (Edições Instituto Piaget, Ed.)
Notícias da Maia. (28 de Outubro de 2018). Maia. Obtido de https://www.noticiasmaia.com/maia-apresenta-amanha-a-primeira-sala-de-aula-do-futuro/
O Observador, J. (2020). Obtido de http://observador.pt/2019/06/04/escolas-preparam-alunos-para-um-mundo-que-ja-nao-existe/
Robinson, G. L. (1985). Crosscultural Understanding, Processes and aproches for foreign language, english as a second language and bilingual educators. Pergamon Press. Obtido em 2020
Santos, A. (14 de fevereiro de 2019). Secretário de Estado da Educação visitou colégio maiato. Primeira mão. Obtido de https://www.primeiramao.pt/sociedade/secretario-de-estado-da-educacao-visitou-colegio-maiato/