A DISCIPLINA DE PROJETO NO ENSINO DA FÍSICA E QUÍMICA DO 8ºANO

  • Daniela Tuna de Sousa Professora de Ciências Físico-Químicas
Palavras-chave: Abordagem interdisciplinar, Aprendizagem cooperativa, Aprendizagem baseada em projetos, Trabalho de grupo, Criatividade

Resumo

A prática letiva descrita baseia-se numa Aprendizagem Baseada em Projetos – (ABP) realizada com o 8ºano de escolaridade. Desenvolve-se em dois semestres, cada um sobre um subtema geral orientador que inspira os projetos dos diferentes grupos. Neste artigo são descritos exemplos práticos de alguns trabalhos onde se ensina e aprende Física e Química tendo como base programática: “Reações químicas” na Química, e o “Som” na Física. Os conteúdos surgem nas apresentações dos grupos devidamente estruturados e articulados respeitando as aprendizagens essenciais. Os professores, são facilitadores de informação, mediadores e intermediários. São também responsáveis pela garantia de que, em cada grupo de trabalho os conteúdos programáticos de cada disciplina envolvida estão na integra contemplados. Para este público, houve mudança de paradigma na educação, com impacto de evidência em todos os agentes educativos. Os alunos adquiriram as competências chave identificadas.

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Publicado
2020-04-22
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia