REVISITANDO ORIENTAÇÕES CTS|CTSA NA EDUCAÇÃO E NO ENSINO DAS CIÊNCIAS

  • Isabel P. Martins CIDTFF & Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Educação em ciências, CTS|CTSA, Cultura científica, Contextualização, Currículo de ciências

Resumo

A educação em ciências, numa perspetiva de cultura científica, é um propósito das sociedades contemporâneas. Perceber como evoluíram as orientações dadas ao ensino das ciências nas últimas décadas e que autores, projetos, revistas dedicadas, congressos e seminários foram marcantes, permitirá compreender a génese e a afirmação do movimento CTS | CTSA, difundido em países de quase todos os continentes. De que modo o pensamento CTS | CTSA na educação em ciências se repercutiu em orientações curriculares, programas, estratégias e recursos didáticos, com vista a alcançar uma cidadania mais culta do ponto de vista científico, é o cerne deste artigo. Advoga-se que a inovação em educação e as políticas educativas deverão ter em conta resultados da investigação própria. 

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Publicado
2020-04-22
Secção
Secção 1: Investigação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia