DA LAMA AO CAOS
UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BASE COMUNITÁRIA, CINEMA E MUDANÇA CLIMÁTICA
Resumo
Este artigo articula a discussão relativa às mudanças climáticas globais, com base na perspectiva da educação ambiental de base comunitária. O escopo é propor uma agenda de pesquisa local inspirada nas contribuições presentes nos estudos sobre cinema contra hegemônico e na ecologia política. Busca-se responder as seguintes questões: como o cinema, em diálogo com a comunidade, pode contribuir com à educação científica e tecnológica? Como pensar uma proposta de agenda de pesquisa com base na produção coletiva de obras cinematográficas? O que nos revelam os filmes produzidos sobre o crime-desastre ocorrido na foz do rio Doce? Nossa hipótese sustenta que os filmes produzidos com e sobre a realidade (local) contribuem para a formação de educadores conscientes sobre as alterações climáticas e seus impactos socioambientais. Para além da exibição, um dos caminhos para uma educação científica e tecnológica é contextualizar a dimensão das mudanças climáticas com a dimensão pedagógica dos conflitos.
Referências
Confalonieri, U.E.C., Chame, M, Najar, A., Chaves, S.A.M., Krug, T., Nobre, C., Miguez, J.D.G., Cortesão, J. & Hacon, S. (2002). Mudanças globais e desenvolvimento: importância para a saúde. Informe Epidemiológico do Sus, 11(3), 139-154. http://scielo.iec.gov.br/pdf/iesus/v11n3/v11n3a04.pdf
Freire, P. (2013). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. (54 ed.).
Freire, P. (2019) Pedagogia da Esperança: um encontro com a pedagogia do oprimido. Paz e Terra. (25 ed.).
Freitas, C.M., Silva, M.A. & Menezes, F.C. (2016). O desastre na barragem de mineração da Samarco: fratura exposta dos limites do Brasil na redução de risco de desastres. Ciência e Cultura, 68(3), 25-30. http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602016000300010
Kopenawa, D. & Albert, B. (2015). A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. Companhia das Letras. (1 ed.).
Krenak, A. (2019). Ideias para adiar o fim do mundo. Companhia das Letras. (1 ed.).
Krenak; A. & Coelho, M.A.T. (2009). Genocídio e resgate dos “Botocudo”. Estudos Avançados, 23(65), 193-204. https://doi.org/10.1590/S0103-40142009000100014
Loureiro, C.F.B. (2012). Sustentabilidade e educação: um olhar da ecologia política. São Paulo: Cortez. (Coleção questões na nossa época, 39).
Loureiro, R. (2018). A teoria crítica volta ao cinema. Vitória: Edufes.
Loureiro, R.; Zuin, A.A.S. (2010). A teoria crítica vai ao cinema. Vitória, ES: Edufes.
Silva, B.J. (2018). Risco e contaminação: Alguns desdobramentos sobre as águas do rio Doce e do Oceano Atlântico após a chegada dos rejeitos de mineração da Samarco na foz do rio Doce - ES. Dissertação de Mestrado Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo.
Ripple, W., Wolf, C., Newsome, T., Barnard, P., & Moomaw, W. (2020). World Scientists’ Warning of a Climate Emergency. BioScience. 70(1), 8-12.
Filmografia:
D`Élia, A. (Diretor). (2019). O amigo do Rei [Film]. Cinedelia. Cinema pedrada.
Daniela Zanetti e João Paulo Lyrio Izoton (2015). Últimos dias em Regência [Video]. You Tube.
https://www.youtube.com/watch?v=Yd564T2M9V8
Ilka Westermeyer; Tato Cruz (2016). Cacimba da Mágoa [Video]. You Tube.
https://www.youtube.com/watch?v=zX11uEaCZlY
Thiago Ferrari; Leonardo Merçon; Eric Freitas (2015). As últimas horas antes da lama [Video]. You Tube.
https://www.youtube.com/watch?v=3LLBLyfarew
Universidade Federal de Juiz de Fora (2016). A memória laranja [Video]. Vimeo.