UMA INTERPRETAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO BRASIL A PARTIR DA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO COMO PRÁTICA CULTURAL

  • Fernanda Ostermann Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Flavia Rezende Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Políticas curriculares, Teorias pós-coloniais, Universalidade da ciência, Ensino médio

Resumo

A partir dos registros pós-coloniais contemporâneos, refletimos sobre o currículo de ciências no Brasil, visto através das políticas curriculares instituídas desde a década de 70 do século XX até os dias atuais. Apontamos questões relacionadas a processos de interação entre o conhecimento científico e os conhecimentos dos alunos, a posições do currículo face à sociedade e ao papel da universalidade da ciência no currículo. A formação para o trabalho permanece como objetivo principal em todas as legislações, a despeito de reformas e reestruturações. A ciência é apropriada como principal pilar para ressignificar o ensino das ciências, silenciando a pluralidade cultural da escola. Nas perspectivas atuais do currículo de ciências, destacamos os discursos anticientíficos moldados frequentemente nos mídia digitais, que vêm representar mais uma cultura em disputa na escola.

Publicado
2020-04-22
Secção
Secção 1: Investigação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia