APRENDER COM SENTIDO(S), AGIR LOCALMENTE, EDUCAR PARA EMERGÊNCIA GLOBAL
Resumo
A 1 de janeiro de 2016 entrou em vigor a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável – 17 objetivos “para transformar o nosso mundo”, e em 29 de novembro de 2019 o Parlamento Europeu declarou o estado de emergência climática e ambiental. Temos 10 anos para evitar o colapso da nossa civilização. A ação junto e com as crianças é assim obrigatória. Neste artigo salientamos a importância de fomentar ligações emocionais com a natureza, e mostramos como fazê-lo explorando problemas ambientais locais, usando a natureza como sala de aula e inspiração transversal às diferentes disciplinas, promovendo saídas de campo a áreas naturais próximas, recriando ecossistemas no recreio da escola e envolvendo os alunos e suas famílias em projetos com visibilidade, utilidade e valor para a comunidade. Identificam-se barreiras e limitações que é necessário ultrapassar, como a formação de professores, a participação das famílias e comunidades locais. Como agenda até 2030, é...
Referências
BARREIRO, J. (1922). Monografia de Paredes. Porto: Tip. Mendonça.
Barreras, L., Sotelo-Castillo, M.A., Echerverría-Castro, S.B., Tapia-Fonllem, C.O (2020). Connect edness to Nature: Its impact on sustainable behaviors and happiness in children. Frontiers in Psychology https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.00276
Carnie, F, (2019). Disponível em https://blog.optimus-education.com/how-can-schools-respond-climate-crisis
Lawson, D.F.; Stevenson, K.T., Peterson, M.N., Carrier, S.J., Strnad, R.L., Seekamp, E. (2019). Children can foster climate change concern among their parents. Nature Climate Change 9: 498-462.
Lewis, G.B; Palm, L.; Feng, B (2018). Cross-nation variation in determinants of climate change concern. Environmental politics 28(5): 793-821
Martim, G.O. et al. (2016). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Ministério da Educação: Direção Geral da Educação.
RAMOS, J.R. (1996). Covelo ontem e hoje: breves apontamentos para uma monografia, Porto: Imprensa Portuguesa.
Sá-Pinto, X., Jenkins, T., Ashby, B., Drobniak, S., Jeffries, A., Williams, J.; Silvertown, J., Dufour, H.D. (2019). Key recommendations on science communication in Europe relating health and food safety. EvoKE. Disponível em https://drive.google.com/drive/folders/1T1dACG6nMAqZo3nNwey1ZTh1I59cx_bv
Trott, C.D. (2019). Children’s constructive climate change engagement: empowering awareness, agency and action. Environmental Education Research. https://doi.org/10.1080/13504622.2019.1675594More information available at: https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/references/examples