ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRESENTES NAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS DO ACERVO DIGITAL DE NARRAÇÕES MULTIMODAIS DA UTAD

  • Giovano Candiani Universidade Federal de São Paulo
  • Eliane de Souza Cruz Universidade Federal de São Paulo
Palavras-chave: Educação ambiental, Narrações Multimodais, Perspetiva crítica, Práticas de ensino

Resumo

Nosso trabalho parte de dois pressupostos: a necessidade de se ensinar a temática ambiental numa perspectiva crítica e a importância dos relatos de práticas de ensino dos professores. Os objetivos foram: (i) descrever comparativamente as estratégias didáticas e práticas de ensino descritas em três Narrações Multimodais (NMs), selecionadas do acervo da UTAD - designadas por NM1, NM2 e NM3- que focam a temática ambiental explorada no contexto escolar português, e (ii) analisar as perspectivas de educação ambiental presentes nas mesmas. Destacam-se os principais resultados: dificuldades em adequar as atividades à infraestrutura de ensino (NM1), falta de autonomia de alguns grupos de alunos (NM1), utilização das tecnologias digitais básicas (NM2 e NM3) e utilização de ferramentas formativas avaliativas (NM1, NM2 e NM3). Foram identificadas três perspectivas de ensino: conteudista-naturalista, intermediária socioambiental e conteudista-naturalista e tecnicista. Não identificamos a perspectiva de educação crítica nas NMs analisadas.

 

Biografias Autor

Giovano Candiani, Universidade Federal de São Paulo

Bacharel em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus Rio Claro e em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário FIEO (UNIFIEO) - Osasco (SP). Especialista (pós-graduação lato sensu) em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública na Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica, Secretaria do Meio Ambiente - Governo de São Paulo. Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC (UFABC) - Campus Santo André (SP). Trabalhou (14 anos) como Analista Ambiental Sênior na empresa Essencis Soluções Ambientais S.A. segmento de gestão ambiental de resíduos sólidos urbanos e industriais, empreendimentos de valorização ambiental e energética de resíduos e aterros sanitários. Pós-Doutor em Gestão Ambiental pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) USP - Leste na Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Campus Diadema (SP) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas - Departamento de Ciências Biológicas - Setor de Ciências Ambientais, atuando na área de Ciências Humanas/Gestão Ambiental. Linhas de pesquisa: gestão ambiental, gestão de resíduos sólidos urbanos, aterros sanitários, biogás e metano, licenciamento ambiental e estudos de impacto ambiental (EIA-Rima).

Eliane de Souza Cruz, Universidade Federal de São Paulo

Professora Adjunta na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Diadema desde julho/2014 - Ensino de Ciências e Formação de Professores de Ciências - Coordenação do grupo de pesquisa luso-brasileiro Articul@ções e do programa de extensão Articul@ções - Pesquisa e Práticas na Educação Básica e Ensino Superior - Doutorada em Educação pela USP (2013) - validação do diploma de doutorado em Didática e Formação (ramo Didática e Desenvolvimento Curricular - Ensino da Física) pela Universidade de Aveiro - Portugal. 

Referências

Brasil (1998). Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF.

Brasil (2000), Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC.

Brasil (2013). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB.

Brasil (2019). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB.

Carvalho, I. C. M. (2006). Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2 ed. São Paulo: Cortez.

Cavalcanti Neto, A. L. G. & Amaral, E. M. R. (2011). Ensino de Ciências e Educação Ambiental no Nível Fundamental: Análise de Algumas Estratégias Didáticas. Ciência & Educação, 17(1), 129-144. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000100009.

Darling-Hammond, L., Flook, L., Cook-Harvey, C., Barron, B. & Osher, D. (2020). Implications for educational practice of the science of learning and Development. Applied Developmental Science, 24(2), 97-140. http://doi.org/10.1080/10888691.2018.1537791.

Hudson, S. J. Challenges for environmental education: issues and ideas for the 21st century. BioScience, 51(4), 283-288.

Lopes, J. B. & Cravino, J. P. (2017). Práticas de Ensino de Ciências e Tecnologia - Acervo de Narrações Multimodais. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. http://multimodal.narratives.utad.pt/wp-content/uploads/2018/01/Acervo_NM_ebook_2017.pdf.

Lopes, J. B., Viegas, C. & Pinto, A. (2018). Melhorar Práticas de Ensino de Ciências e Tecnologia: Registrar e Investigar com Narrações Multimodais. Lisboa: Edições Sílabo, Lda.

Loureiro, C. F. B. & Layrargues, P. P. (2013). Ecologia Política, Justiça Ambiental e Educação Ambiental Crítica: perspectivas de aliança contra-hegemônica. Trab. Educ. Saúde, 11(1), 53-71.

Loureiro, C. F. B. (2015). Educação Ambiental e Epistemologia Crítica. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient., 32(2), 159-176.

Loureiro, C. F. B.; Layrargues, P. P. & Castro, R. S. (Orgs.) (2012). Sociedade e Meio Ambiente: a educação ambiental em debate. São Paulo: Cortez.

Manzano, M. A. & Diniz, R. E. S. (2003). A temática ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental: conversando com as professoras sobre as atividades realizadas. Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (2003). Universidade de São Paulo.

Malafaia, G. & Rodrigues, A. S. L. (2009). Percepção ambiental de jovens e adultos de uma escola municipal de ensino fundamental. R. bras. Bioci., 7(3), 266-274.

Ministério da Educação (2001). Departamento de Educação Básica. Ensino Básico: Ciências Físicas e Naturais – Orientações Curriculares para o 3º ciclo do Ensino Básico.

Morin, E. (2013). A via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Mortimer, E. F. & Scott, P. H. (2002). Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre, 7(3), 283-306.

Silva, L. F. & Inforsato, E. C. (2000). Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambiental. Ciência & Educação, 6(2), 169-179.

Publicado
2020-04-22
Secção
Secção 1: Investigação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia