ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRESENTES NAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS DO ACERVO DIGITAL DE NARRAÇÕES MULTIMODAIS DA UTAD
Resumo
Nosso trabalho parte de dois pressupostos: a necessidade de se ensinar a temática ambiental numa perspectiva crítica e a importância dos relatos de práticas de ensino dos professores. Os objetivos foram: (i) descrever comparativamente as estratégias didáticas e práticas de ensino descritas em três Narrações Multimodais (NMs), selecionadas do acervo da UTAD - designadas por NM1, NM2 e NM3- que focam a temática ambiental explorada no contexto escolar português, e (ii) analisar as perspectivas de educação ambiental presentes nas mesmas. Destacam-se os principais resultados: dificuldades em adequar as atividades à infraestrutura de ensino (NM1), falta de autonomia de alguns grupos de alunos (NM1), utilização das tecnologias digitais básicas (NM2 e NM3) e utilização de ferramentas formativas avaliativas (NM1, NM2 e NM3). Foram identificadas três perspectivas de ensino: conteudista-naturalista, intermediária socioambiental e conteudista-naturalista e tecnicista. Não identificamos a perspectiva de educação crítica nas NMs analisadas.
Referências
Brasil (1998). Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF.
Brasil (2000), Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC.
Brasil (2013). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB.
Brasil (2019). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB.
Carvalho, I. C. M. (2006). Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2 ed. São Paulo: Cortez.
Cavalcanti Neto, A. L. G. & Amaral, E. M. R. (2011). Ensino de Ciências e Educação Ambiental no Nível Fundamental: Análise de Algumas Estratégias Didáticas. Ciência & Educação, 17(1), 129-144. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000100009.
Darling-Hammond, L., Flook, L., Cook-Harvey, C., Barron, B. & Osher, D. (2020). Implications for educational practice of the science of learning and Development. Applied Developmental Science, 24(2), 97-140. http://doi.org/10.1080/10888691.2018.1537791.
Hudson, S. J. Challenges for environmental education: issues and ideas for the 21st century. BioScience, 51(4), 283-288.
Lopes, J. B. & Cravino, J. P. (2017). Práticas de Ensino de Ciências e Tecnologia - Acervo de Narrações Multimodais. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. http://multimodal.narratives.utad.pt/wp-content/uploads/2018/01/Acervo_NM_ebook_2017.pdf.
Lopes, J. B., Viegas, C. & Pinto, A. (2018). Melhorar Práticas de Ensino de Ciências e Tecnologia: Registrar e Investigar com Narrações Multimodais. Lisboa: Edições Sílabo, Lda.
Loureiro, C. F. B. & Layrargues, P. P. (2013). Ecologia Política, Justiça Ambiental e Educação Ambiental Crítica: perspectivas de aliança contra-hegemônica. Trab. Educ. Saúde, 11(1), 53-71.
Loureiro, C. F. B. (2015). Educação Ambiental e Epistemologia Crítica. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient., 32(2), 159-176.
Loureiro, C. F. B.; Layrargues, P. P. & Castro, R. S. (Orgs.) (2012). Sociedade e Meio Ambiente: a educação ambiental em debate. São Paulo: Cortez.
Manzano, M. A. & Diniz, R. E. S. (2003). A temática ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental: conversando com as professoras sobre as atividades realizadas. Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (2003). Universidade de São Paulo.
Malafaia, G. & Rodrigues, A. S. L. (2009). Percepção ambiental de jovens e adultos de uma escola municipal de ensino fundamental. R. bras. Bioci., 7(3), 266-274.
Ministério da Educação (2001). Departamento de Educação Básica. Ensino Básico: Ciências Físicas e Naturais – Orientações Curriculares para o 3º ciclo do Ensino Básico.
Morin, E. (2013). A via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
Mortimer, E. F. & Scott, P. H. (2002). Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre, 7(3), 283-306.
Silva, L. F. & Inforsato, E. C. (2000). Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambiental. Ciência & Educação, 6(2), 169-179.