FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS NA SALA DE AULA DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

UM DESAFIO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

  • Myriam Codes Valcarce Universidad de Huelva
  • Juan Pedro Martín Díaz Universidad de Huelva
  • Rocío Pérez Guzmán Colegio de educación infantil y primaria Aurora Moreno, Gibraleón, Huelva
Palavras-chave: Formulação de Problemas, Resolução de problemas, Educação Matemática, Educação Pré-escolar

Resumo

Descrevemos uma prática de sala de aula na Educação de Infância sobre a formulação de problemas com crianças alunos de quatro anos, como parte do trabalho desenvolvido por um grupo de pesquisa colaborativa com profissionais de educação. Foram planificadas quatro situações com diferentes objetos, com a finalidade de que os estudantes formularam problemas, abordando diversos conteúdos matemáticos: classificação, medida ou números. Evidenciamos a viabilidade da formulação de problemas na Educação de Infância, mostrando alguns dos exemplos de problemas formulados pelas crianças. A análise do desenvolvimento da atividade destaca dois elementos chave no planeamento e sua implementação: a resolução de problemas como veículo para ensinar a formular problemas e a seleção de situações a partir das quais as crianças podem formular os problemas.

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Publicado
2020-04-22
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia