APRENDER COM A NATUREZA E A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DOS CONFLITOS AMBIENTAIS: ABORDAGEM DA ECOLOGIA POLÍTICA NAS DISCUSSÕES DO CLIMA
Resumo
Como as práticas científicas e educativas podem contribuir com os desafios determinados pelas mudanças climáticas globais? O objeto de pesquisa são reflexões produzidas em três países: Colômbia, Portugal e EUA. A hipótese deste trabalho é que as práticas voltadas para a compreensão da realidade, a partir da análise dos conflitos, são fundamentais para o entendimento das mudanças climáticas. Com base na Ecologia Política consideramos urgente a ampliação do debate sobre a problemática das discussões do clima.
Referências
Adorno, T. (2011). Teoria estética. Edições 70. (1). https://bit.ly/33LpKXw
Costa, R. N., Loureiro, R., & Sánchez, C. (2020). From mud to chaos: A proposal for teacher training at the interface between community-based environmental education, cinema and climate change. APEduC Revista/APEduC Journal, 1(1), 161–167.
Kyle, W. C., Jr. (2020). Youth are demanding action regarding climate change: Will educators have the wisdom and courage to respond? APEduC Revista/APEduC Journal, 1(1), 150–160.
Loureiro, C.F.B. (2019). Questões ontológicas e metodológicas da educação ambiental crítica no capitalismo contemporâneo. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, 36, 79-95. DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i1.8954
Loureiro, R., Della Fonte, S.S., & Oliveira, T.S. (2017). Catarse e educação dos sentidos: a contribuição da filosofia estética de Theodor Adorno. Educação e Filosofia, 31, 1-24. DOI: https://doi.org/ 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p695a726
Marín, Y. A. O. (2020). Science education and social justice in times of climatic emergency. APEduC Revista/APEduC Journal, 1(1), 145–149.
Menezes, A.K., Sánchez. C., Camargo, D.R, Stortti, M.A. & Costa, R.N. (2018). Educação Ambiental desde El Sur. Macaé: NUPEM, (1). https://www.macae.ufrj.br/nupem/index.php/novidades-slideshow/919-educacao-ambiental-desde-el-sur
Rodrigues, M. A. (2020). Learn with meaning(s), act locally, educate for global emergency. APEduC Revista/APEduC Journal, 1(1), 168–174.
Salgado, S.D.C., Menezes, A.K. & Sanchez, C. (2019). A colonialidade como projeto estruturante da crise ecológica e a educação ambiental desde el sur como possível caminho para a decolonialidade. Revista Pedagógica, Chapecó, 21, 597-622. DOI: http://dx.doi.org/10.22196/rp.v22i0.5025