NOVAS ESTRATÉGIAS NA EDUCAÇÃO? O USO DE VIDEO ABSTRACTS EM ECOLOGIA E AMBIENTE NA SALA DE AULA
Resumo
As mudanças que a sociedade tem sofrido nos últimos anos tem feito com que seja necessário ajustar as práticas educativas a novos contextos. Simultaneamente, com o advento das novas tecnologias e com o aparecimento da pandemia COVID-19 o modo como comunicamos ciência tornou-se mais complexo. Nesta nova realidade, o vídeo aparece como uma das ferramentas essenciais para disseminar o conteúdo científico. Entre os vários formatos, o video abstract tem ganho especial destaque. Como versão audiovisual do artigo, assegura a qualidade e o rigor, porém apesar do seu potencial, ainda se desconhece de que forma os professores o podem incorporar nas suas aulas. Para isso foi aplicado um estudo de receção a um vídeo abstract original. Este artigo discute os resultados de uma série de entrevistas subsequentes a professores de Biologia e Geologia e ex-alunos para perceber de que modo o vídeo abstract pode ser integrado numa estratégia de ensino aprendizagem.
Referências
Almeida, C., & Almeida, P. (2021). From the Living Room to the Classroom and Back – Production Guidelines for Science Videos. In Applications and Usability of Interactive TV (pp. 77–88).
Aprendizagens Essenciais - 2.o e 3.o Ciclos do Ensino Básico | Ciências Naturais (Issue 3). (2018).
Baram-Tsabari, A., & Osborne, J. (2015). Bridging science education and science communication research. Journal of Research in Science Teaching, 52(2), 135–144. https://doi.org/10.1002/tea.21202
Beautemps, J., & Bresges, A. (2021). What Comprises a Successful Educational Science YouTube Video? A Five-Thousand User Survey on Viewing Behaviors and Self-Perceived Importance of Various Variables Controlled by Content Creators. Frontiers in Communication, 5(April), 1–14. https://doi.org/10.3389/fcomm.2020.600595
Berkowitz, J. (2013). Video abstracts, the latest trend in scientific publishing. https://www.universityaffairs.ca/features/feature-article/video-abstracts-the-latest-trend-in-scientific-publishing/
Bower, M., & Torrington, J. (2020). Typology of free Web-based learning technologies. Educause, April, 15. https://doi.org/10.13140/RG.2.2.11064.16647
Bredbenner, K., & Simon, S. M. (2019). Video abstracts and plain language summaries are more effective than graphical abstracts and published abstracts. PLoS ONE, 14(11), 1–19. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0224697
Brennan, E. B. (2021). Why Should Scientists be on YouTube? It's all about Bamboo, Oil and Ice Cream. Frontiers in Communication, 6(April), 1–13. https://doi.org/10.3389/fcomm.2021.586297
Castillo, S., Calvitti, K., Shoup, J., Rice, M., Lubbock, H., & Oliver, K. H. (2021). Production processes for creating educational videos. CBE Life Sciences Education, 20(2), 1–12. https://doi.org/10.1187/cbe.20-06-0120
Chan, G. (2019). Low Cost Film Making. https://www.scienceretreats.com/filmmakingcourse
Chen, J., & Cowie, B. (2014). Scientists Talking To Students Through Videos. International Journal of Science and Mathematics Education, 12(2), 445–465. https://doi.org/10.1007/s10763-013-9415-y
Coutinho, C. P. (2018). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática (2a Edição). Almedina.
Dierks, P. O., Höffler, T. N., Blankenburg, J. S., Peters, H., & Parchmann, I. (2016). Interest in science: a RIASEC-based analysis of students' interests. International Journal of Science Education, 38(2), 238–258. https://doi.org/10.1080/09500693.2016.1138337
Erviti, M. C. (2018). Producing Science Online Video. In B. Léon & M. Bourk (Eds.), Communicating Science and Technology Through Online Video (pp. 28–40). Routledge.
Erviti, M. C., & Stengler, E. (2016). Online science videos: An exploratory study with major professional content providers in the United Kingdom. Journal of Science Communication, 15(6), 1–29. https://doi.org/10.3987/REV-10-667
Espanha, R., & Lapa, T. (2019). Literacia dos Novos Media (R. Espanha & T. Lapa (Eds.)). Mundos Sociais.
Fiolhais, C. (2016). A ciência em Portugal. Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Fontes, D. T. M. (2021). Uma comparação das visualizações e inscrições em canais brasileiros de divulgação científica e de pseudociência no YouTube. JCOM América Latina, 04(01), 1–22.
García-Avilés, J. A., & de Lara, A. (2018). An Overview of Science Online Video. In B. Léon & M. Bourk (Eds.), Communicating Science and Technology Through Online Video (pp. 15–26).
Hazelkorn, E.; Ryan, C. (Directorate-G. for R. and I. S. with and for S. (2015). SCIENCE EDUCATION for Responsible Citizenship.
Kohler, S., & Dietrich, T. C. (2021). Potentials and Limitations of Educational Videos on YouTube for Science Communication. Frontiers in Communication, 6(May), 1–10. https://doi.org/10.3389/fcomm.2021.581302
Krebs, C. L., Loizzo, J. L., Stone, W. A., & Telg, R. W. (2020). Scientist Online: Entomologists' Experiences Engaging With School Audiences Through Skype in the Classroom. Frontiers in Communication, 5(September), 1–10. https://doi.org/10.3389/fcomm.2020.576593
Maria Emília Brederode Santos. (2021). EDUCAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA |Problemas, respostas e desafios das escolas. https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/covid_19_estudar_em_tempo_de_pandemia.pdf
Morcillo, J. M., Czurda, K., & Trotha, C. Y. R. Von. (2016). Typologies of the popular science web video. Journal of Science Communication, 15(4), 32. https://doi.org/10.1016/J.FERTNSTERT.2013.12.054
Moreira, J. A., & Nejmeddine, F. (2015). O vídeo como dispositivo pedagógico e possibilidades de utilização didática em ambientes de aprendizagem flexíveis. Whitebooks.
OECD. (2020). School education during covid -19: were teachers and students ready? – Portugal - Country Note.
Palys, T. (2008). Purposive sampling. In L. M. Given (Ed.), The Sage Encyclopedia of Qualitative Research Methods (Vol. 2).
Pedro, A., Piedade, J., & Dorotea, N. (2021). Confiança dos docentes na utilização do digital na transição para o Ensino a Distância. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Noticias_documentos/confianca_dos_docentes_na_utilizacao_do_digital_na_transicao_para_o_ensino_a_distancia.pdf
Plank, M., Molnár, A. D., & Marín-Arraiza, P. (2017). Extending Media Literacy Education: The Popular Science Video Workshop. IFLA WLIC 2017 – Wrocław, Poland – Libraries. Solidarity. Society.
Romina Kippes. (2021). El videoartículo como recurso narrativo clave para la comunicación de la ciencia en los nuevos entornos digitales. JCOM América Latina, 04(01), 6.
Rosenthal, S. (2020). Media Literacy, Scientific Literacy, and Science Videos on the Internet. Frontiers in Communication, 5(September), 1–7. https://doi.org/10.3389/fcomm.2020.581585
Slemmons, K., Anyanwu, K., Hames, J., Grabski, D., Mlsna, J., Simkins, E., & Cook, P. (2018). The Impact of Video Length on Learning in a Middle-Level Flipped Science Setting: Implications for Diversity Inclusion. Journal of Science Education and Technology, 27(5), 469–479. https://doi.org/10.1007/s10956-018-9736-2
Spicer, S. (2017). The nuts and bolts of evaluating science communication activities. Seminars in Cell and Developmental Biology, 70, 17–25. https://doi.org/10.1016/j.semcdb.2017.08.026
Welbourne, D. J., & Grant, W. J. (2016). Science communication on YouTube: Factors that affect channel and video popularity. Public Understanding of Science, 25(6), 706–718. https://doi.org/10.1177/0963662515572068
Wyss, V. L. (2013). Developing Videos to Better Inform Middle School Students About STEM Career Options. TechTrends, 57(2), 54–62. https://doi.org/10.1007/s11528-013-0646-0
Zong, Q., Xie, Y., Tuo, R., Huang, J., & Yang, Y. (2019). The impact of video abstract on citation counts: evidence from a retrospective cohort study of New Journal of Physics. Scientometrics, 119(3), 1715–1727. https://doi.org/10.1007/s11192-019-03108-w