ARTICULAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO-PRÁTICA SOBRE OS CONTEÚDOS CORDIAIS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
DEZ ANOS TRILHANDO CAMINHOS PARA FORMAR PROFESSORES COMO AGENTES SOCIOCULTURAIS
Resumo
Este artigo acadêmico resulta da reescrita de uma mesa redonda promovida pela APEduC Revista, abordando a articulação entre investigação educativa e práticas pedagógicas nas áreas de ciências, matemática e tecnologia. O artigo base para o diálogo foi "Professores de Ciência como Agentes Socioculturais e Políticos" (Oliveira & Queiroz, 2016). A discussão focou-se nos Conteúdos Cordiais (CC), que integram a Ética da Razão Cordial (Cortina, 2007), a Educação em Direitos Humanos e Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK em inglês). Foram explorados os aspectos epistemológicos dos CC, seus desenvolvimentos recentes, especialmente em etnociência, e desafios para sua adoção nas práticas educativas e formação de professores. O artigo enfatiza a importância dos CC para uma educação mais humanizada e politicamente consciente, sugerindo uma dinâmica de investigação-prática baseada na co-criação e no diálogo, e conclui com um apelo por uma agenda de investigação-ação que una ciência e valores socioculturais para uma educação mais humanizada.
Referências
Albert, B.; Kopenawa, D. (2010). A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. Companhia das Letras.
Candau, V. M. (2012). Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. Vozes.
Candau, V. M. (2014). Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de Pesquisa, 44(155), 159-173.
Catarino, G.F.C.; Queiroz, G.R.P.C.;Pessoa, A.L.M. (2023). Interactions Towards Interdisciplinarity at School: The Case of a Physics Teacher at a Public Teacher Education High School. In: Theory in Practice. Springer v.31, p.113-128.
Catarino, P.; Queiroz, S. S.; Pessoa, R. P. (Eds.) (2023). E-book de Atas do XXVI Encontro Nacional da Associação Nacional de Investigadores em Ciência da Educação (ANIE), Lisboa, 2016. Springer.
Cortina, A. (2007). Ética de la Razón Cordial. Educar en la ciudadanía en el siglo XXI. Ediciones Nobel.
de Oliveira, R. D. V. L., & Queiroz, G. R. P. C. (2016). Professores de Ciência como Agentes Socioculturais e Políticos: A Articulação Valores Sociais e a Elaboração de Conteúdos Cordiais. Revista Debates em Ensino de Química, 2(2), 14–31.
Engeström, Y. (2015). Learning by expanding: An activity-theoretical approach to developmental research (2nd ed.). Cambridge University Press.
Engström, Y. (2007) Putting Vygotsky to work: the Change Laboratory as an application of double stimulation. In: Daniels, H.; Cole, E, M.; Wertsch J. V. (Org.) The Cambridge Companion to Vygotsky. Cambridge University Press.
Evangelista, Wallace (2025). Os conteúdos cordiais para uma Biologia humanizada - Um olhar sobre o material digital do Centro de Mídias de São Paulo do 1º ano do ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2025. Disponível em: [https://hdl.handle.net/11600/74686](https://hdl.handle.net/11600/74686).
Fernandez, C. (2015). Revisitando a base de conhecimentos e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores de ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 17(2), 500-528.
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra.
Haraway, D. (2023). Ficar com o problema: fazer parentes no Chthuluceno. N-1 Edições.
Haraway, D. (2023). Pensar com outros seres: humanidades mais-que-humanas. Ubu Editora.
Hodson, D. (2014). Becoming part of the solution: Learning about activism, learning through activism, learning from activism. Activist Science and Technology Education, 1(1), 1–24.
Kopenawa, D., & Albert, B. (2015). A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami. Companhia das Letras.
Machado, V. (2025). O espectro Jenipapo, ciências, povos indígenas e redes de conhecimento. Cia Editora Nacional.
Mazzocchi, F. (2006). Western science and traditional knowledge: Despite their variations, different forms of knowledge can learn from each other. EMBO Reports, 19(4), e45763.
Mazzochi, F. (2018). Why “Integrating” Western Science and Indigenous Knowledge Is Not an Easy Task: What Lessons Could Be Learned for the Future of Knowledge? Journal of Futures Studies, 22(3), 19–34.
Morin, E. (2001). Os sete saberes necessários à educação do futuro. Cortez.
Morin, E. (2015) (tradução Eliane Lisboa) Introdução ao pensamento complexo. 5.ed. Sulina.
Oliveira, R. D. V. L. (2017). A formação de professores de ciências em uma perspectiva de educação em direitos humanos. Tese de Doutorado)-Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro. 371p.
Oliveira, R. D. V. L., & Queiroz, G. R. P. C. (2016). Professores de Ciência como Agentes Socioculturais e Políticos: A Articulação Valores Sociais e a Elaboração de Conteúdos Cordiais. Revista Debates em Ensino de Química, 2(2), 14-31.
Oliveira, R. D. V. L., & Queiroz, G. R. P. C. (2017). Conteúdos Cordiais de Química: Química Humanizada para uma Escola sem Mordaça. Livraria da Física.
Pestana, S. (2022). O laboratório de mudança como uma ferramenta para o desenvolvimento profissional docente no contexto de um curso técnico-integrado. Tese de doutorado PPCTE/CEFET, RJ.
Queiroz, G., Catarino, G., & Barbosa-Lima, M. C. (2024). Diálogos entre a astrofísica oficial e os conhecimentos dos Yanomami e de outras culturas: o que há de comum é casual? IENCI.
Sagan, C. (1996). Pálido Ponto Azul. Companhia das Letras.
Salgado, S. (2013). Gênesis. Taschen.
Santos, A. G., Queiroz, G. R. P. Q., & Oliveira, R. D. V. L. (2021). Conteúdos Cordiais de Física: Física Humanizada para uma Escola sem Mordaça. Livraria da Física.
Santos, A.G. (2021). A práxis da codocência e da coaprendizagem pelos caminhos da interdisciplinaridade na formação inicial de professores de ciências na perspectiva da teoria da atividade. Tese de Doutorado PPCTE/CEFET, RJ.
Santos, B. de S. (2018). O fim do império cognitivo: A afirmação das epistemologias do Sul. Almedina.
Santos. A.R. (2020) A interdisciplinaridade como objeto para formação cidadã: um estudo de caso baseado no filme avatar. Dissertação de Mestrado. PPCTE/CEFET, RJ.
Shulman, L. S. (1987). Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57(1), 1–22.
Souza JR., E. V. (2025). A educação em direitos humanos e ensino médio integrado: os entrelaces que envolvem o ensino de química e os conteúdos cordiais. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Pró-reitoria de Pós-graduação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia.
Teixeira, P., Oliveira, R.D.L., Queiroz, G.R.P.C. (2019). Conteúdos Cordiais de Biologia: Biologia Humanizada para uma Escola sem Mordaça. Livraria da Física.
