ENSINO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Palavras-chave: Educação Matemática, Formação inicial de professores, Resolução de Problemas

Resumo

Este relato tem por objetivo retratar algumas ações e reflexões desenvolvidas em uma atividade formativa, no contexto de uma disciplina relacionada ao Estágio Supervisionado, em uma instituição de ensino superior pública paranaense, com o intuito de introduzir o ensino através da Resolução de Problemas junto a futuros professores. Para isso, em um primeiro momento, foi planejada pelos autores e ministrada pelo primeiro autor uma aula do conteúdo Comparação de frações. A intencionalidade da aula foi que os licenciandos pudessem vivenciar inicialmente a metodologia na posição de alunos, para que esta ação pudesse servir de base para uma introdução e discussão de seus aspectos teóricos posteriormente. Segundo futuros professores participantes, a experiência auxiliou-os a compreender a metodologia durante o movimento de busca por articulação entre a teoria que estava sendo estudada com a prática vivenciada, e incentivou-os à sua utilização na realização do Estágio de Regência.

Biografia Autor

Bruno Rodrigo Teixeira, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Publicado
2025-11-25
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia