ABORDAGEM EXPERIMENTAL DO EFEITO ESTUFA E AQUECIMENTO GLOBAL NO ENSINO DE QUÍMICA DA 10ª CLASSE

  • Alfredo Pedro Mabica Universidade Pedagógica de Maputo, Faculdade de Ciências Naturais e Matemática https://orcid.org/0000-0003-2217-192X
  • João Castigo João Tesoura Universidade Pedagógica de Maputo, Faculdade de Ciências Naturais e Matemática
Palavras-chave: Ensino de Química, Efeito Estufa, Aquecimento Global, Abordagem Experimental, Consciência Ambiental.

Resumo

O ensino de Química em Moçambique ainda é marcado por metodologias tradicionais, centradas na transmissão de conteúdos, o que dificulta a compreensão de fenômenos complexos como o efeito estufa e o aquecimento global. Este estudo analisou a contribuição de uma abordagem experimental desses conteúdos na 10ª classe. De natureza qualitativa e aplicada, a investigação envolveu 80 alunos e dois professores de Química, utilizando observação, entrevistas, questionários (pré e pós-teste) e atividades práticas com materiais alternativos. Os resultados revelaram progressos significativos na turma experimental, que atingiu 95% de acertos no pós-teste, em contraste com o baixo desempenho da turma de controle. Além dos ganhos cognitivos, registou-se maior motivação, participação e atitudes de preservação ambiental entre os estudantes. Conclui-se que a abordagem experimental constitui estratégia pedagógica eficaz e viável, reforçando a importância de sua integração no ensino de Química em contextos de recursos limitados.

Biografias Autor

Alfredo Pedro Mabica, Universidade Pedagógica de Maputo, Faculdade de Ciências Naturais e Matemática

Alfredo Pedro Mabica é docente e investigador na Universidade Pedagógica de Maputo, Faculdade de Ciências Naturais e Matemática, Departamento de Química. É licenciado em Química e mestre em Educação com menção em Ensino de Ciências Naturais. Atualmente é doutorando em Química Sustentável. Os seus interesses de investigação incluem ensino de Química, metodologias ativas de aprendizagem e na promoção da consciência ambiental 

João Castigo João Tesoura, Universidade Pedagógica de Maputo, Faculdade de Ciências Naturais e Matemática

João Castigo João Tesoura é licenciado em Química pela Universidade Pedagógica de Maputo, na Faculdade de Ciências Naturais e Matemática. Desenvolveu interesse em metodologias de ensino de Ciências, com ênfase na utilização de atividades experimentais e materiais alternativos no ensino de Química. A sua investigação centra-se na melhoria da aprendizagem e na promoção da consciência ambiental entre estudantes do ensino secundário, com particular destaque para temas como o efeito estufa e o aquecimento global.

Publicado
2025-11-25
Secção
Secção 1: Investigação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia