ABORDAGEM EXPERIMENTAL DO EFEITO ESTUFA E AQUECIMENTO GLOBAL NO ENSINO DE QUÍMICA DA 10ª CLASSE
Resumo
O ensino de Química em Moçambique ainda é marcado por metodologias tradicionais, centradas na transmissão de conteúdos, o que dificulta a compreensão de fenômenos complexos como o efeito estufa e o aquecimento global. Este estudo analisou a contribuição de uma abordagem experimental desses conteúdos na 10ª classe. De natureza qualitativa e aplicada, a investigação envolveu 80 alunos e dois professores de Química, utilizando observação, entrevistas, questionários (pré e pós-teste) e atividades práticas com materiais alternativos. Os resultados revelaram progressos significativos na turma experimental, que atingiu 95% de acertos no pós-teste, em contraste com o baixo desempenho da turma de controle. Além dos ganhos cognitivos, registou-se maior motivação, participação e atitudes de preservação ambiental entre os estudantes. Conclui-se que a abordagem experimental constitui estratégia pedagógica eficaz e viável, reforçando a importância de sua integração no ensino de Química em contextos de recursos limitados.
