IMPLICAÇÕES DA ESTRATÉGIA FORMATIVA ESPIRAL REPARE EM UM CONTEXTO ON-LINE

  • Tamiles da Silva Oliveira Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana Universidade Estadual de Santa Cruz
Palavras-chave: Espiral RePARe, Ensino, Processo formativo

Resumo

Neste estudo buscou-se compreender a implementação de um processo formativo on-line desenvolvido nas etapas do modelo da estratégia formativa Espiral RePARe. Para tanto o estudo pautou-se na a estratégia formativa Espiral RePARe (Reflexão, Planejamento, Ação, Reflexão) proposta por Sandra Magina, Eurivalda Santana, Aparecido Santos e Vera Merline, bem como autores que discutem sobre formação do professor. A pesquisa foi realizada a partir de um processo formativo on-line, desenvolvido com três professores de matemática de escolas públicas distintas. Os dados foram obtidos a partir da transcrição das gravações em vídeo de cinco encontros realizados pelo Google Meet. As transcrições foram produzidas com o auxílio do software Transkriptor gerando um total de 143 páginas no word, para a análise, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados mostraram que a implementação da estratégia Espiral foi marcada por condições tecnológicas, estruturais e organizacionais específicas, que demandaram adaptações em etapas pontuais do processo.

Biografia Autor

Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Ciências Matemática pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (1991), mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2001), doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Pós-doutorado em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa (2017). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, processos de ensino em matemática, processos de aprendizagem, educação estatística. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da UESC e professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG ECFP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC) e Coordenadora Geral da Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE)

Publicado
2025-11-25
Secção
Secção 1: Investigação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia