IMPLICAÇÕES DA ESTRATÉGIA FORMATIVA ESPIRAL REPARE EM UM CONTEXTO ON-LINE
Resumo
Neste estudo buscou-se compreender a implementação de um processo formativo on-line desenvolvido nas etapas do modelo da estratégia formativa Espiral RePARe. Para tanto o estudo pautou-se na a estratégia formativa Espiral RePARe (Reflexão, Planejamento, Ação, Reflexão) proposta por Sandra Magina, Eurivalda Santana, Aparecido Santos e Vera Merline, bem como autores que discutem sobre formação do professor. A pesquisa foi realizada a partir de um processo formativo on-line, desenvolvido com três professores de matemática de escolas públicas distintas. Os dados foram obtidos a partir da transcrição das gravações em vídeo de cinco encontros realizados pelo Google Meet. As transcrições foram produzidas com o auxílio do software Transkriptor gerando um total de 143 páginas no word, para a análise, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados mostraram que a implementação da estratégia Espiral foi marcada por condições tecnológicas, estruturais e organizacionais específicas, que demandaram adaptações em etapas pontuais do processo.
