CASOS FORENSES COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA

FACILITANDO A APRENDIZAGEM DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO

  • Marcos Vinicius Beserra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Regina Célia Pereira Marques Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Ensino de genética, aprendizagem ativa, casos forenses, modelagem conceitual, cooperação

Resumo

Este estudo relata a implementação de uma prática educativa inovadora no ensino de genética, voltada a alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública em Mossoró (RN). O objetivo central foi superar a dificuldade de compreensão da Segunda Lei de Mendel, promovendo o raciocínio probabilístico e o engajamento dos estudantes. Para tanto, foram elaborados casos forenses simulados, utilizados em atividades de modelagem com quadros de Punnett e resolução colaborativa em grupos. A prática foi antecedida por um questionário diagnóstico e seguida por um pós-teste para avaliação de eficácia. Os resultados evidenciaram avanços pontuais na compreensão conceitual e forte aceitação da proposta, destacada pelos alunos como motivadora e imersiva. A intervenção demonstra que a abordagem, baseada em investigação e colaboração, é um recurso didático promissor e de baixo custo, capaz de enriquecer o ensino de genética e inspirar a criação de novas práticas pedagógicas.

Publicado
2025-11-25
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia