GANHOS DE APRENDIZAGEM DE GRADUANDOS EM QUÍMICA RESULTANTES DO ENSINO POR MEIO DE ESTUDOS DE CASO INTERROMPIDOS

  • Salete Linhares Queiroz Universidade de São Paulo
  • Ricardo Matos
Palavras-chave: Educación Científica

Resumo

A acrilamida é um composto químico que se forma em alimentos ricos em amido, por meio da reação de Maillard, na qual o aminoácido asparagina reage com açúcares redutores, durante técnicas de cozimento a altas temperaturas, como assar, cozer e fritar. Em 1994, a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) designou-a como um potencial carcinogênico humano e, desde então, a redução dos níveis de acrilamida é alvo de iniciativas regulatórias. Este trabalho relata uma prática educativa voltada à construção de conhecimentos sobre a acrilamida em alimentos, baseada na aplicação de Estudos de Caso Interrompidos (ECI) e resolução por graduandos em química. Os estudantes solucionaram os ECI a partir de sugestões plausíveis de estratégias de mitigação da acrilamida e apontaram, por meio de respostas a questionário, a aquisição de conhecimentos científicos e o desenvolvimento de habilidades, com destaque para o trabalho em grupo.

Biografia Autor

Ricardo Matos

Mestre em Engenharia de Alimentos pela Universidade de São Paulo e doutorando em Química pela mesma universidade. 

Publicado
2025-11-25
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia