MUNDO MICROSCÓPICO

O ENSINO SOBRE OS MICRORGANISMOS NO SISTEMA PRISIONAL NO ESPÍRITO SANTO, BRASIL

  • Brunela Santana Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina, Vila Velha
Palavras-chave: : Educação de Jovens e Adultos, Ressocialização, Sequência didática, Aprendizagem ativa, Saúde pública.

Resumo

A educação no sistema prisional desempenha um papel crucial na ressocialização e na reintegração social dos internos, podendo reduzir a reincidência criminal e promovendo um senso de propósito. O conhecimento sobre microrganismos é essencial para o desenvolvimento de habilidades críticas e a compreensão do mundo, especialmente no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que pode incluir populações como internos do sistema prisional. No ensino de Ciências para esses alunos, é necessário adotar métodos pedagógicos que vão além da teoria, utilizando atividades práticas e lúdicas. A sequência didática proposta no presente trabalho para o ensino dos microrganismos, foi estruturada em atividades progressivas, que incluíram desde levantamento de conhecimentos prévios até a realização de práticas laboratoriais com placas de Petri, culminando numa exposição dos resultados. Essa abordagem prática e interativa permitiu aos alunos compreender melhor os microrganismos e suas implicações para a saúde pública e o meio ambiente.

Publicado
2025-11-25
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia