EXPERIMENTAÇÃO NUMA AULA DE FÍSICA: KITS DIDÁTICOS OU EXPERIMENTOS SIMPLES DE BAIXO CUSTO?

  • Luciano Gomes de Medeiros Junior Universidade Federal Fluminense - UFF http://orcid.org/0000-0002-5377-6801
  • Giovana Luzório do Nascimento Universidade Federal Fluminense/Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior
Palavras-chave: Aprendizagem significativa, Experimentos de baixo custo, Métodos experimentais, Ferramentas pedagógicas, Recursos Didáticos em Física.

Resumo

Este estudo propõe a utilização de métodos experimentais no ensino de Física como estratégia para contextualizar conceitos teóricos, visando substituir abordagens meramente expositivas por uma aprendizagem significativa. Demonstramos que experimentos de baixo custo (elaborados com materiais reciclados ou acessíveis) e kits industrializados, quando adequadamente integrados à prática docente, apresentam eficácia pedagógica equivalente. Ressalta-se que, para escolas sem laboratórios e recursos financeiros, os experimentos simples constituem ferramentas didáticas valiosas, desde que implementados com planejamento pedagógico. Foram desenvolvidas atividades paralelas, nas quais o mesmo conteúdo foi abordado tanto através de experimentos simples quanto por meio de experimentos especializados. Os resultados indicam que ambas as abordagens transformam a aprendizagem em um processo dinâmico e engajador, superando as limitações do modelo tradicional baseado exclusivamente em aulas expositivas - metodologia na qual os conceitos são frequentemente memorizados temporariamente e rapidamente esquecidos após as avaliações.

Biografia Autor

Luciano Gomes de Medeiros Junior, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professor Associado II da Universidade Federal Fluminense - UFF desde agosto/2010, trabalhando no campus do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES. Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1999). Mestre em Física da Matéria Condensada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2006). Doutor em Física da Matéria Condensada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2010). Experiência na área de Magnetismo com ênfase em Propriedades Térmicas da Matéria Condensada e experiência na área de Ensino de Física, adquirida nos 15 anos em que lecionou Física nas escolas públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro e através da coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no período de fevereiro/2014 a dezembro/2019. Atuou como Coordenador do Curso de Graduação em Licenciatura em Física da Universidade Federal Fluminense - UFF no campus do INFES entre janeiro/2014 e fevereiro/2020. Em março de 2020 ingressou num Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto na área de Ensino de Física.

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Publicado
2025-11-25
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia