EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM CABO VERDE: MOTIVAÇÃO E RESULTADOS DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS

  • Fredson Jorge Santos Delgado Delgado
  • Betina Lopes Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: educação, ensino informal, aprendizagem baseada em problemas, ensino publico, democratização da educação

Resumo

O presente trabalho busca destacar a relevância e o impacto dos clubes de ciências no ensino publico de ciências em Cabo Verde, tomando como estudo de caso o Clube de Ciências e Educação Ambiental de uma escola secundária, localizado na cidade da Praia. A metodologia adotada incluiu observação participativa e registro das atividades realizadas durante o ano letivo de 2021/2022, revelando o potencial dos clubes como espaços não formais que complementam o ensino tradicional. Os resultados, resultantes o trabalho realizado em 4 grupos de 5 alunos, indicam que o clube contribuiu significativamente para o desenvolvimento do pensamento crítico, da curiosidade científica e do engajamento dos estudantes, além de fomentar a integração entre ciência e cotidiano. Este estudo reforça o papel transformador dos clubes de ciências na promoção da literacia científica os alunos.

Publicado
2025-11-25
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia