INTRODUZIR A ÉTICA NO ENSINO DA BIOLOGIA: UM EXEMPLO DE BOAS PRÁTICAS SOBRE ÉTICA ANIMAL

  • Sonja Michaela Enzinger-Mühlbacher University College of Teacher Education Styria
Palavras-chave: investigação ética, questões sociocientíficas, ensino da biologia, educação moral, experimentação animal

Resumo

As considerações éticas desempenham um papel essencial no ensino das ciências, particularmente na abordagem de questões sociocientíficas (SSI) que exigem que os alunos avaliem as inovações científicas em contextos sociais, políticos e morais. No entanto, estes aspectos estão muitas vezes sub-representados nas aulas de ciências. Um desafio fundamental é a insuficiente preparação dos professores durante os seus estudos. Este documento apresenta uma abordagem educativa que integra discussões éticas no ensino da biologia, centrando-se na ética animal e na experimentação animal. Os objectivos são: Familiarizar os alunos com conceitos éticos fundamentais, incentivar a reflexão sobre as relações humano-animal e desenvolver competências em discussões éticas estruturadas e tomadas de decisão fundamentadas. Os alunos e os professores avaliaram positivamente o conceito de ensino. A abordagem desenvolvida é adequada para integrar a ética nas aulas de biologia, mesmo que os alunos não tenham conhecimentos prévios.

Publicado
2025-11-25
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia