CLIPPING CIENTÍFICO COMO FERRAMENTA DE APOIO À DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO CONHECIMENTO: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

  • Natália Alves Machado UFES
  • Cristiane Cataldi dos Santos Paes UFV
  • Juliana Barros Carvalho
  • Frederico Alan de Oliveira Cruz
Palavras-chave: ensino superior, democratização da informação, escala Likert

Resumo

Este estudo avaliou a percepção de estudantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro sobre um clipping quinzenal contendo notícias científicas, com base nas respostas fornecidas por eles num questionário online. Os resultados mostraram avaliações positivas, destacando indicadores como "clareza e compreensão" e "confiabilidade das fontes", o que evidencia que o material é bem estruturado e de fácil entendimento. A "relevância dos temas" também foi bem avaliada, mas apresentou maior variação, refletindo a diversidade de interesses dos participantes. Em relação ao compartilhamento do material, observou-se que somente um pequeno grupo o faz regularmente, indicando a necessidade de estratégias para aumentar o alcance do projeto além dos leitores primários. Um ponto positivo observado nos dados é que o clipping demonstra grande potencial para promover o conhecimento científico, especialmente em contextos com acesso limitado a recursos educacionais, sendo uma importante ferramenta na democratização da informação científica.

Publicado
2025-11-25
Secção
Secção 1: Investigação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia