A QUÍMICA VERDE NOS DOCUMENTOS CURRICULARES E NOS MANUAIS ESCOLARES PORTUGUESES

Palavras-chave: Química Verde, Educação em Ciência, Sustentabilidade, Curriculo Português, Manuais Escolares

Resumo

Esta investigação teve como objetivo analisar referências à presença de conteúdos de química verde nos documentos curriculares e nos manuais escolares de Química do ensino obrigatório em Portugal, no ano letivo 2023/2024. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, utilizando a ferramenta "localizar" para identificar os termos "sustentabilidade", "sustentável", "química verde", "química sustentável" e, como exemplo negativo, "nitrato de chumbo" em arquivos PDF e manuais escolares digitais. Os resultados indicam que o conceito de química verde é praticamente inexistente no 3.º ciclo do ensino básico, mas está presente no ensino secundário. Adicionalmente, verificou-se que, apesar da toxicidade cumulativa do chumbo nos seres vivos, todos os manuais escolares do 8.º ano analisados incluem propostas de atividades laboratoriais com nitrato de chumbo(II). Face a estas conclusões, são apresentadas recomendações para tornar o ensino da Química mais sustentável, bem como alternativas à utilização desse reagente.

Referências

Ali, H., Khan, E., & Ilahi, I. (2019). Environmental Chemistry and Ecotoxicology of Hazardous Heavy Metals: Environmental Persistence, Toxicity, and Bioaccumulation. Journal of Chemistry, 6730305, 1-14. https://doi.org/10.1155/2019/6730305
Anastas, P.T., & Warner, J.C. (1998). Green Chemistry: Theory and Practice. Oxford University Press: New York.
ANQEP (2024). Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional, I.P. Aprendizagens Esssenciais – Cursos Profissionais. Física e Química. https://www.anqep.gov.pt/np4/476.html
Atkins, P., & de Paula, J. (2018). Physical Chemistry. Oxford University Press.
Bastin, L. D., & Dicks, A. P. (2019). Advances in green chemistry education. Green Chemistry Letters and Reviews, 12(2), 101-101. https://doi.org/10.1080/17518253.2019.1621059
Câmara, A. C., Proença, A., Teixeira, F., Freitas, H., Gil, H. I., Vieira, I., ... & de Castro, S. T. (2018). Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/ref_sustentabilidade.pdf
Cannon, A. S., Anderson, K. R., Enright, M.C., Kleinsasser, D. G., Klotz, A. R., O’Neill, N. J., & Tucher, L. J. (2023). Green Chemistry Teacher Professional Development in New York State High Schools: A Model for Advancing Green Chemistry. Journal of Chemical Education 100 (6), 2224-2232. https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.2c01173
Celestino, T. (2023). "High School Sustainable and Green Chemistry: Historical–Epistemological and Pedagogical Considerations". Sustainable Chemistry, 4(3), 304-320. https://doi.org/10.3390/suschem4030022
Connelly,N. G., Damhus, G. T., Hartshorn, R. M., & Hutton, A.T (eds.) (2005). Nomenclatura de Química Inorgânica, Recomendações da IUPAC. Tradução portuguesa nas variantes europeia e brasileira (2017) de Cardoso, J., Costa, J., Faria, R. B., Garcia, M. H., Henriques, R, T., Herold, B. J, Marçalo, J, Magalhães, M C. F., Pellegrino, O., Serra, O. A. IST Press, Lisboa.
DGE (2024a). Direção-Geral da Educação. Matriz Curricular do 3.º ciclo. https://www.dge.mec.pt/matriz-curricular-do-3o-ciclo
DGE (2024b). Direção-Geral da Educação. Ensino Secundário - Oferta Formativa. https://www.dge.mec.pt/oferta-formativa
DGE (2024c). Direção-Geral da Educação. Curso de Ciências e Tecnologias. https://www.dge.mec.pt/curso-de-ciencias-e-tecnologias-0
DGE (2024d). Direção-Geral da Educação. Aprendizagens Essenciais. https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-0
DGE (2024e). Direção-Geral da Educação. Lista dos Manuais Escolares avaliados e certificados. https://www.dge.mec.pt/listas-dos-manuais-escolares-avaliados-e-certificados
DGE (2024f). Direção-Geral da Educação. Lista de Manuais Escolares Adotados (ano letivo 2023/2024). https://www.dge.mec.pt/lista-de-manuais-escolares-adotados
ECOSChem (2023). Expert Committee on Sustainable Chemistry. https://static1.squarespace.com/static/633b3dd6649ed62926ed7271/t/63ed54f40173a27145be7f74/1676498167281/Defining-Sustainable-Chemistry-Report-Feb-2023.pdf
Fonseca, P. J. M. (2023). A Química Verde e Estações Laboratoriais de Física como Propostas Didáticas no Ensino Básico [Dissertação de Mestrado, Universidade de Coimbra]. Repositório Científico da Universidade de Coimbra. https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/110735?mode=ful
Hjeresen, D. L., Boese, J. M., & Schutt, D. L. (2000). Green chemistry and education. Journal of Chemical Education, 77(12), 1543. https://doi.org/10.1021/ed077p1543
Hoffman, K. C., & Dicks, A. P. (2023). Incorporating the United Nations Sustainable Development Goals and green chemistry principles into high school curricula. Green Chemistry Letters and Reviews, 16(1), 2185108. https://doi.org/10.1080/17518253.2023.2185108
Hofstein, A., & Lunetta, V. N. (2004). The laboratory in science education: Foundations for the twenty‐first century. Science Education, 88 (1), 28-54. https://doi.org/10.1002/sce.10106
João, P., Sá, P., Henriques, M. H., & Rodrigues, A. V. (2022). Sustainable Development in Basic Education Sciences in Portugal—Perspective of Official Curriculum Documents. Sustainability, 14(9), 5651. https://doi.org/10.3390/su14095651
Jusniar, J., Syamsidah, & Auliah, A. (2023). Teacher’s and Student’s Perceptions of Green Chemistry and its Principles in Chemistry Learning in High Schools. Jurnal Penelitian Pendidikan IPA, 9(10), 7924–7934. https://doi.org/10.29303/jppipa.v9i10.4756
Kolopajlo, L. (2017). Green chemistry pedagogy. Physical Sciences Reviews, 2(2), 20160076. https://doi.org/10.1515/psr-2016-0076
Labox (2023). Ficha de dados de segurança - UN1469 Lead (II) nitrate AGR. https://labbox.eu/wp-content/uploads/FDS/SDS_PT_10294.pdf
Machado, A. A. S. C. (2004). Química e Desenvolvimento Sustentável. Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, (95), 59-67. https://dx.doi.org/10.52590/M3.P620.A30001217
Martins, G. (coord.) (2017). Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa, Ministério da Educação. https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf
Mitarlis, M., Azizah, U., & Yonata, B. (2023). The integration of green chemistry principles in basic chemistry learning to support achievement of Sustainable Development Goals (SDGs) through education. Journal of Technology and Science Education, 13(1), 233-254. https://doi.org/10.3926/jotse.1892
Mutlu, H., & Barner, L. (2022). Getting the terms right: green, sustainable, or circular chemistry?. Macromolecular Chemistry and Physics, 223(13), 2200111. https://doi.org/10.1002/macp.202200111
Nahlik, P., Kempf, L., Giese, J., Kojak, E., & Daubenmire, P. L. (2023). Developing green chemistry educational principles by exploring the pedagogical content knowledge of secondary and pre-secondary school teachers. Chem. Educ. Res. Pract., 24, 283-298. https://doi.org/10.1039/D2RP00229A
OCDE (2024). Química Sustentável. https://www.oecd.org/chemicalsafety/risk-management/sustainable-chemistry/
ONU (2024). Organização das Nações Unidas - Centro Regional de Informação para a Europa Ocidental. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/
Pedroso, J. V. (Ed.) (2018). Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário. Direção Geral da Educação. Lisboa, Portugal. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/ref_sustentabilidade.pdf
Pereira, M. (2014). Verdura Química de Atividades Laboratoriais-Avaliação de Manuais do Ensino Básico. [Tese de Mestrado, Universidade do Porto]. https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/77332/2/33464.pdf
Rego, B., Gomes C. & Balula, J. (2010). A avaliação e certificação de manuais escolares em Portugal: um contributo para a excelência. Évora: Universidade de Évora. https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/1483/1/Rego_Gomes_%26_Balula%282012%29.pdf
Ribeiro, M. G. T. C., Yunes, S. F., & Machado, A. A. S. C. (2014). Assessing the Greenness of Chemical Reactions in the Laboratory Using Updated Holistic Graphic Metrics Based on the Globally Harmonized System of Classification and Labeling of Chemicals. Journal of Chemical Education 91 (11), 1901-1908. https://doi.org/10.1021/ed400421b
Saraf, M., Roy, M. A., Yarur Villanueva, F., Kundu, A., Tran, H. V., Ghosh, M., Ezenwa, S., Gastelu, G., Prebihalo, M. A., Cala, L. J., Cleary, S. R., Devineni, G., Lee, G. A., Umenweke, G. C., Koby, R. F., Nixon, R., Voutchkova, A. & Moores, A. (2023). Perspectives from the 2022 Cohort of the American Chemical Society Summer School on Green Chemistry & Sustainable Energy. ACS Sustainable Chemistry & Engineering, 11(38), 13822-13835. https://doi.org/10.1021/acssuschemeng.3c02935
Sheldon, R. A. (2023). The E factor at 30: a passion for pollution prevention. Green Chem., 25, 1704-1728. https://doi.org/10.1039/D2GC04747K
Silva, S., & Dixee, M.D.A. (2020). Sebenta de apoio à Unidade Curricular de Investigação II: Conteúdo Programático P3 – Investigação Qualitativa. http://hdl.handle.net/10400.8/5250
Suárez-López, R., & Eugenio-Gozalbo, M. (2022). How is sustainability addressed in primary and secondary education curricula? Assessing the cases of Spain and Portugal. International Research in Geographical and Environmental Education, 31(2), 106-122. https://doi.org/10.1080/10382046.2021.1924498
UNESCO. (2017). Education for Sustainable Development Goals: Learning Objectives. Paris; https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/
Valderrama, C. J., Morales Huamán, H. I., Valencia-Arias, A., Coronado, M. H., Cardona-Acevedo, S., & Delgado-Caramutti, J. (2023). Trends in Green Chemistry Research between 2012 and 2022: Current Trends and Research Agenda. Sustainability, 15(18), 13946. https://doi.org/10.3390/su151813946
Vojíř, K., Ruked, M. (2022). Of teachers and textbooks: lower secondary teachers' perceived importance and use of chemistry textbook componentes. Chem. Educ. Res. Pract.,23, 786-798. https://doi.org/10.1039/D2RP00083K
Zahra, A. (2012). Green / Sustainable Chemistry: Chemical Waste Management in High School. OIDA International Journal of Sustainable Development, 5 (2), 59-64. https://ssrn.com/abstract=2162014
Publicado
2025-11-25
Secção
Secção 1: Investigação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia