UTILIZAÇÃO DA CIÊNCIA FORENSE PARA CONTEXTUALIZAR A ABORDAGEM DA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

  • Roberta Bezerra UFRN
  • Grazielle Tavares Malcher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: componente eletivo, contextualização, ciência forense

Resumo

Este trabalho discute o uso do tema ciência forense na contextualização do ensino de química. Tem-se como objetivo incentivar os alunos para o estudo da química, motivando-os e auxiliando-os na compreensão das relações existentes entre a ciência, o mundo do trabalho e as áreas do conhecimento. As atividades foram desenvolvidas ao longo de um semestre com participação de vinte e quatro alunos das três séries do ensino médio de uma escola estadual em tempo integral. Para avaliar a potencialidade do tema e das atividades desenvolvidas, foram realizadas observações e aplicação de questionários no início e ao final do semestre. E a partir da análise qualitativa dos dados obtidos infere-se que os alunos perceberam a importância dos conhecimentos químicos e apesar de algumas dificuldades, a maioria dos alunos afirmou ter alcançado uma melhor aprendizagem devido à aproximação com a química possibilitada a partir do estudo do tema ciência forense.

Publicado
2025-11-25
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia