ESTUDO COMPARATIVO DA FORMAÇÃO MATEMÁTICA E DIDÁCTICA DOS FUTUROS PROFESSORES

  • Álvaro Nolla Universidad Autónoma de Madrid
  • Roberto Muñoz
  • Miguel Ribeiro
  • Noemí Pizzaro
  • Rocío Guede-Cid
  • Mónica Ramírez
  • Nuria Joglar
  • Eric Flores
  • Miriam Méndez
Palavras-chave: Currículos, normas de qualidade na formação de professores, formação inicial de professores, conhecimentos especializados dos professores de matemática, Agenda 2030., Currículos, normas de qualidade na formação de professores, formação inicial de professores, conhecimentos especializados dos professores de matemática, Agenda 2030

Resumo

Este relatório reúne as reflexões de uma mesa redonda online de formadores de professores de matemática da educação pré-escolar e do ensino básico que trabalham em universidades de Espanha, Brasil, Chile e México. Com base no artigo: "A formação inicial de professores de Matemática e sua didática" (Nolla et al., 2021), a mesa redonda foi organizada em torno de três questões norteadoras: a) Contexto, importância e impacto deste artigo; b) Reflexão comparativa sobre os sistemas de formação de professores de matemática e; c) Propostas e aspectos a serem melhorados na formação de professores. Como conclusões, destacamos a importância de melhorar os currículos, favorecer a articulação da sala de aula universitária com a sala de aula escolar, desenvolver propostas de formação continuada de professores e formadores, atentar para o caráter transdisciplinar da formação inicial e suas oportunidades de desenvolver conhecimentos matemáticos e didáticos e incentivar a pesquisa em educação matemática.

Publicado
2023-11-28
Secção
Secção 3: Articulação entre Investigação & Práticas em Educação em CM&T