PERCEÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE AMBIENTES WEB IMERSIVOS NA FORMAÇÃO

  • Bárbara Cleto Universidade de Aveiro
  • Maria Ferreira
  • Ricardo Carvalho
Palavras-chave: Formação de professores, metodologias de ensino, utilização da tecnologia na educação, salas de aula imersivas

Resumo

Neste artigo apresenta-se o resultado de inquérito por questionário, aplicado a professores portugueses, do ensino básico e secundário, onde se pretendeu verificar se os professores do ensino não superior utilizam tecnologias imersivas na sua prática letiva e se demonstram interesse em frequentar ações de formação sobre tecnologias imersivas. Responderam 55 professores, e os resultados mostram que, 29% conhecem e utilizam tecnologias imersivas na sua prática letiva, enquanto 94,5% estão interessados em frequentar ações de formação, que visem a criação e/ou personalização de Ambientes Web Imersivos (AWI), para criarem experiências pedagógicas imersivas para os seus alunos. Realizaram-se, então duas ações de formação, apenas para professores do grupo de informática, onde aprenderam a criar e a personalizar AWI. Verificou-se que gostaram da experiência, apesar de no início, demonstraram, algumas dificuldades de navegação e de orientação espacial. Os professores manifestaram interesse em continuar a aprofundar os seus conhecimentos.

 

Publicado
2023-11-28
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia