IMERSÃO APLICADA A UM JOGO COOPERATIVO PARA CULTIVAR SOFT SKILLS
SISTEMA, SIGNIFICADO E ACÇÃO
Resumo
Este artigo parte de um projeto de pesquisa de mestrado que visa a concepção de um jogo sério para o desenvolvimento de soft skills. O protótipo de jogo desenvolvido consiste num ambiente fictício com a temática gastronómica, povoado por ingredientes pré-determinados a serem iterados por múltiplos jogadores ao longo do jogo. Espera-se que tais iterações facilitem a construção de significados alcançados por meio de jogabilidade cooperativa e que tais significados possam ter um impacto positivo em termos pessoais e psicossociais para os jogadores no que diz respeito ao cultivo das aptidões mencionadas. Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre três dimensões que podem ser encontradas em ambientes imersivos de aprendizagem: sistemas, narrativas e agência. Depois de descrever o protótipo e o seu funcionamento iremos analisá-lo com base nesta base teórica em específico, sobre o sistema de jogo, o envolvimento do jogador, a narrativa do jogo e a agência.