IMERSÃO APLICADA A UM JOGO COOPERATIVO PARA CULTIVAR SOFT SKILLS

SISTEMA, SIGNIFICADO E ACÇÃO

  • José Manuel da Conceição Raimundo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
  • Manuel António Carneiro Gaspar de Melo Albino Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Escola de Design, Barcelos, Portugal https://orcid.org/0000-0001-6184-597X
  • Maria Inês Coelho Freitas Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Escola de Design, Barcelos, Portugal
Palavras-chave: Aptidões não-técnicas, aprendizagem baseada em jogos, jogos de tabuleiro, jogos sérios

Resumo

Este artigo parte de um projeto de pesquisa de mestrado que visa a concepção de um jogo sério para o desenvolvimento de soft skills. O protótipo de jogo desenvolvido consiste num ambiente fictício com a temática gastronómica, povoado por ingredientes pré-determinados a serem iterados por múltiplos jogadores ao longo do jogo. Espera-se que tais iterações facilitem a construção de significados alcançados por meio de jogabilidade cooperativa e que tais significados possam ter um impacto positivo em termos pessoais e psicossociais para os jogadores no que diz respeito ao cultivo das aptidões mencionadas. Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre três dimensões que podem ser encontradas em ambientes imersivos de aprendizagem: sistemas, narrativas e agência. Depois de descrever o protótipo e o seu funcionamento iremos analisá-lo com base nesta base teórica em específico, sobre o sistema de jogo, o envolvimento do jogador, a narrativa do jogo e a agência.

Publicado
2023-11-28
Secção
Secção 1: Investigação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia