PRÁTICA PEDAGÓGICA GAMIFICADA NA CONFIGURAÇÃO DE UM TERRITÓRIO IMERSIVO DE APRENDIZAGEM
Resumo
Jogos são elementos culturais com potencial de promover o engajamento e a imersão dos indivíduos em campos tão diversos quanto entretenimento, marketing e aprendizagem. Na área educacional, práticas pedagógicas gamificadas podem tanto desenvolver-se a partir de mecânicas e dinâmicas que respondem à perspectiva de persuasão, pela abordagem da competição, quanto a partir de mecânicas e dinâmicas que propiciem o empoderamento, caracterizada por narrativas, desafios, pistas, missões e outros. Nas práticas pedagógicas aqui apresentadas, a narrativa imprime contexto e significado à experiência, com os jogadores presentes em diferentes modalidades nos espaços geográfico e digital, desenvolvendo a agência que promove a imersão e a aprendizagem. Ao se apropriar do método cartográfico de pesquisa-intervenção, analisa-se as potencialidades de escape games e da gamificação, enquanto práticas pedagógicas, no cruzamento conceitual da imersão pela presença, narrativa e agência. Os resultados validam estas vivências como engajadores e profícuos territórios imersivos de aprendizagem.