PRÁTICA PEDAGÓGICA GAMIFICADA NA CONFIGURAÇÃO DE UM TERRITÓRIO IMERSIVO DE APRENDIZAGEM

Palavras-chave: práticas pedagógicas, gamificação, aprendizagem, agência, imersão

Resumo

Jogos são elementos culturais com potencial de promover o engajamento e a imersão dos indivíduos em campos tão diversos quanto entretenimento, marketing e  aprendizagem. Na área educacional, práticas pedagógicas gamificadas podem tanto desenvolver-se a partir de mecânicas e dinâmicas que respondem à perspectiva de persuasão, pela abordagem da competição, quanto a partir de mecânicas e dinâmicas que propiciem o empoderamento, caracterizada por narrativas, desafios, pistas, missões e outros. Nas práticas pedagógicas aqui apresentadas, a narrativa imprime contexto e significado à experiência, com os jogadores presentes em diferentes modalidades nos espaços geográfico e digital, desenvolvendo a agência que promove a imersão e a aprendizagem. Ao se  apropriar do  método cartográfico de pesquisa-intervenção, analisa-se as potencialidades de escape games e da gamificação, enquanto práticas pedagógicas, no cruzamento conceitual da imersão pela presença, narrativa e agência. Os resultados validam estas vivências como engajadores e profícuos territórios imersivos de aprendizagem.

Biografias Autor

Lisiane Cézar de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul câmpus Ibirub+a

Professora em regime de dedicação exclusiva no INSTITUTO FEDERAL DE ENSINO TECNOLÓGICO - IFRS, câmpus Ibirubá - RS . Doutora em Educação pela UNISINOS. Possui Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2004). Tem experiência na área de Engenharia de Software e Interface Homem Computador. Com particular interesse Educação Digital, Educação Especial, Abordagens Inovadoras na Educação e IOT/Wearables na Educação.

Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

olsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível 1D. Pós-Doutora em Educação - Ecossistemas de Inovação na Educação na cultura híbrida e multimodal - Universidade Aberta de Portugal, Doutora em Informática na Educação e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Bacharel em Informática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Atualmente, é professora-pesquisadora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNISINOS (nota 7 na CAPES) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (nota 6 na CAPES) e professora visitante na Universidade Aberta de Portugal - Mestrado em Pedagogia do e-Learning. É conceptora e líder do Grupo Internacional de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq (www.gpedu.com.br), desde 2004, pesquisadora-colaboradora do Centro Internacional de Pesquisa Atopos/USP (http://www.atopos.com.br/) e da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local - ELO/UAb-PT (http://umielo.uab.pt/. É International Co-Chairs of Immersive Learning Research Network - iLRN (https://immersivelrn.org/), conceptora e coordenadora da Rede Internacional de Educação OnLIFE - RIEOnLIFE (http://rieonlife.com/), da Rede ConectaKaT (http://conectakat.com/) e da Especialização Educação OnLIFE. É conceptora e desenvolvedora de softwares, ambientes e plataformas digitais: Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA-UNISINOS, Mundo Digital Virtual em 3D AWSINOS (Metaverso Eduverse), Ilha UNISINOS e Ilha RICESU (Second Life), GPe-dU (OpenSimulator), Agente Comunicativo MARIÁ – (desenvolvido em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada), Ambiente Virtual de Aprendizagem para dispositivos móveis - COMTEXT® (Competências em Contexto - desenvolvido em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Administração e com o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada), Alternate Reality Game (ARG) Fantasmas no Museu, Mobile, Ubiquitous Pervasive Extended Reality Game MUP-ERG In Vino Veritas® e Ágora do Saber, app Obsidian Catch, Game Teen Community, Wearable Pulsus . Também é conceptora da tecnologia-conceito Espaço de Convivência Digital Virtual – ECODI, Espaço de Convivência e Educação Híbrida, Multimodal, Pervasiva e Ubíqua - ECEHiM; de metodologias inventivas e práticas pedagógicas simpoiéticas, imersivas e gamificadas. Principais áreas de atuação - pesquisa, desenvolvimento, formação, assessoria e consultoria na área de Educação Digital, Educação Online, Educação Híbrida, Educação OnLIFE, Educação Corporativa, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Metaversos, Games e Gamification, Agente Comunicativo, Comunidades Virtuais de Aprendizagem e de Prática, Metodologias de Projetos e Metodologias Inventivas. Atua desde 1989 na área, com experiência em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior incluindo Pós-Graduação – em nível de especialização, mestrado e doutorado e; em assessoria, consultoria e capacitação/formação (incluindo Secretarias Municipais de Educação, Redes de Escolas Particulares, Universidades e Empresas). Entre os principais projetos de assessoria, consultoria e formação, desenvolvidos no âmbito das Secretarias Municipais de Educação e Redes de Escolas Particulares, destacam-se: Secretaria Municipal de Educação de Nova Petrópolis-RS, Secretaria Municipal de Educação de Canela-RS, Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo-RS, Rede das Escolas da Congregação das Irmãs Concepcionistas , Rede de Educação das Irmãs Notre Dame, Rede de Educação das Irmãs Imaculado Coração de Maria. No âmbito das Instituições de Ensino Superior destacam-se as Faculdades de Taquara (FACCAT) - Taquara – RS e a Universidade do Estado de São Paulo - USP. Entre os principais projetos de assessoria e consultoria desenvolvidos no âmbito de empresas destacam-se: Reestruturação de Centro de Educação Corporativa da AES Sul, Programa de Desenvolvimento de Lideranças FIERGS e Programa de Desenvolvimento de Lideranças DATACOM. Atua também como conferencista em eventos internacionais e nacionais. Possui diversos artigos publicados em periódicos e eventos nacionais e internacionais, além de ser autora de livros e capítulos de livros publicados no Brasil, na América Latina, nos EUA e Europa. É autora de livros entre eles: m-learning e u-learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua - Pearson Prentice Hall, 2011; Comunidades de Aprendizagem e de Prática em Metaversos - Cortez, 2012; Learning in Metaverses: Co-Existing in Real Virtuality, IGI Global (EUA), 2015; HUMAN SMART CITIES: Theories, practices, case studies for intelligent cities today, Detay Yauyinclilik (Turquia), 2018 e; O HABITAR DO ENSINAR E DO APRENDER OnLIFE: Vivências na Educação Contemporânea, Casa Leiria, 2021. O currículo lattes completo está disponível em: http://lattes.cnpq.br/5391034042353187

Publicado
2023-11-28
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia