QUANDO OS CUBOS GANHAM COR

COMBINAÇÕES DE COMPONENTES E MECANISMOS DE JOGOS DE TABULEIRO PARA GERAR NARRATIVAS JOGÁVEIS DE APRENDIZAGEM SOBRE TERRITÓRIOS

  • Micael Sousa CITTA, Departamento de Engenharia Civil, Universidade de Coimbra
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em jogos; Design de Jogos; Jogos de Tabuleiro; Simulação; Narrativas.

Resumo

Numa era em que os jogos de tabuleiro, mesa ou analógicos parecem entrar numa idade de ouro, a sua utilização como ferramentas pedagógicas ainda é escassa. A combinação de peças coloridas, tais como cubos, quando combinadas com mecanismos e narrativas, que geram simulações, narrativas e ficções cativantes. Para explorar a utilização pedagógica destes modelos de design, foram criados dois jogos para simular processos de tomada de decisão colaborativa sobre sustentabilidade de sistemas territoriais urbanos e de transportes. Cada jogo foi jogado em contexto de sala por cerca de 100 jovens e crianças. Da observação, notas de design e reflexões finais concluiu-se que os jogadores progrediram nos jogos, explorando os conceitos pedagógicos subjacentes a cada jogo. Conseguiram gerar narrativas emergentes que aprofundaram os temas de cada jogo. No artigo propõe-se um método para que professores e educadores possam replicar sessões jogáveis semelhantes e as respetivas narrativas, reforçando aprendizagens ativas.

Publicado
2023-11-28
Secção
Secção 1: Investigação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia