CREATIVELAB_SCI&MATH | UM ESTUDO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES SOBRE ESTATÍSTICAS DO TEMPO DE REAÇÃO À QUEDA DE UM OBJETO

  • Bento Cavadas Instituto Politécnico de Santarém / Escola Superior de Educação
  • Raquel Santos Instituto Politécnico de Santarém/Escola Superior de Educação
Palavras-chave: ato voluntário; biologia humana; estatística; formação inicial de professores; interdisciplinaridade; sistema nervoso.

Resumo

 A atividade “CreativeLab_Sci&Math: Estatísticas do sistema nervoso” visa que os estudantes concretizem uma investigação estatística sobre a reação do organismo à queda de uma régua, através da avaliação do tempo de reação, tendo em conta diferentes variáveis. Os 48 estudantes, organizados em 11 grupos, tiveram de criar uma questão de investigação, identificar variáveis, introduzir dados no software CODAP® e analisá-los de modo a dar resposta à questão de investigação. Realizaram tarefas que implicaram o trabalho colaborativo a pares e em grupos de 3 a 5 elementos, assim como o envolvimento de toda a turma. Os resultados mostram que alguns grupos realizaram adequadamente o processo de investigação estatística, mas também que alguns tiveram dificuldade em identificar as variáveis mobilizadas no procedimento ou as relações estatísticas entre as mesmas. Desta implementação surgem diferentes aspetos a serem enfatizados na formação inicial de professores, assim como alterações a realizar numa próxima implementação da atividade.

Publicado
2023-11-28
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia