TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO BÁSICO

  • Nádia de Abreu Bengo Ministério da Educação
Palavras-chave: Tecnologia, Ferramenta pedagógica, Ensino básico, Angola

Resumo

Desde 2011, são implementados no 5º e 6º ano do ensino básico angolano os projetos tecnológicos, Meu Kamba, ProFuturo e o Kamba Dyami com a intenção de oferecer ao aluno acesso a uma educação inclusiva, de qualidade e que promova a aprendizagem para a vida. Nisto, o presente estudo baseado na pesquisa documental reflete na percepção que a comunidade educativa angolana tem da tecnologia como ferramenta pedagógica no 5º e 6º ano, do ensino básico. De acordo com escassas evidências de 17 documentos extraídos das bases de dados de instituições governamentais, instituições do ensino superior e Google Académico concluiu-se que, a comunidade educativa angolana percebe a tecnologia como ferramenta pedagógica de: (i) Inclusão de recursos digitais na escola; (ii) Apoio das tarefas do professor; (iii) Aquisição de competências tecnológicas. 

Publicado
2023-11-28
Secção
Secção 1: Investigação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia