MONTAGEM DE MICROSCÓPIOS A PARTIR DE RESÍDUOS: UM EXEMPLO DE CABO VERDE

  • Fredson Jorge Santos Delgado Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos
  • Carlos Alberto Gomes Vaz Universidade de Cabo Verde
  • Hailton Spencer Lima Universidade de Cabo Verde
  • Kleyce Emiline Gomes Correia Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos
  • Mauro António Souto Amado Borges Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos
  • Onyedikachi Queen Ughalah Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos
  • Betina Da Silva Lopes Universidade de Aveiro
Palavras-chave: biologia, actividades de ciência, ciência no ensino secundário, recursos educativos, estudos africanos

Resumo

Muitas escolas do ensino secundário caboverdiano não possuem microscópio ótico, devido ao elevado custo, o que aumenta a probabilidade de as aulas de ciências naturais e biologia serem quase unicamente teóricas. O trabalho tem como objetivo descrever a montagem de um microscópio de baixo custo para apoiar as aulas práticas nas escolas. Na produção do microscópio foram utilizados diversos materiais recuperados de lixeiras, em particular lentes de telemóveis.  Para avaliação da viabilidade da solução desenvolvida foi feita a comparação das imagens do microscópio construído com as imagens do microscópio ótico convencional. Os resultados permitiram concluir que a imagem do microscópio construído tem uma boa resolução e possui potencial para ser usado como ferramenta didática em aulas práticas de Ciências Naturais e Biologia.

Publicado
2023-04-26
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia