SUGESTÃO DE INTEGRAÇÃO DO RECURSOS DIDÁTICO “SIMULAÇÃO INTERATIVA PHET – GASES: INTRODUÇÃO”

  • Natália Relvão Silva
Palavras-chave: Simulação PhET, Gases

Resumo

O artigo pretende destacar algumas das potencialidades da simulação PhET “Gases:  Introdução”  que podem ser exploradas pelo professor e pelos alunos do 8.º ano, na componente de Química da disciplina de Físico-Química do ensino básico português, durante o processo de ensino/aprendizagem do conteúdo “Gases”. Através de uma sequência didática é explorada a forma de introduzir a simulação e é feito um balanço do trabalho realizado com os alunos. São dadas algumas sugestões para os professores que pretendem utilizar este recurso didático.

Referências

Correia, A. P.; Koehler, N., Thompson, A. & Phye, G. (2019). The application of PhET simulation to teach gas behavior on the submicroscopic level: secondary school students’ perceptions, Research in Science & Technological Education, 37:2, 193-217, DOI: 10.1080/02635143.2018.1487834
Costa, S., Fiolhais, C., Fiolhais, M.. Morais, C., & Paiva, J. (2022). Novo Universo FQ8 – vol.1. Texto Editores. Grupo Leya.
Escola Digital (2022). Conhecer a Escola Digital. https://portugaldigital.gov.pt/formar-pessoas-para-o-digital/conhecer-a-escola-digital/
Gomes, A. A.. Cunha, C. J., & Sousa, S. (2022). FAQ8 – Reações Químicas. Areal Editores.
Ministério da Educação (2018). Aprendizagens Essenciais – 3.º Ciclo do Ensino Básico|Físico-Química 8.º ano. https://www.dge.mec.pt/programas-e-metas-curriculares/fisico-quimica
Physics Education Technology Project (PhET) simulation (2019). Dicas para professores. https://phet.colorado.edu/en/simulations/gases-intro/teaching-resources
Publicado
2023-04-26
Secção
Livros e companhia