SENTIDOS DA MULTIPLICAÇÃO E A APPLET MULTIPLICAÇÃO DA PLATAFORMA HYPATIAMAT

  • Yelitza Aveiro Freitas Escola Superior de Coimbra
  • Ricardo Pinto Instituto Politécnico de Coimbra, ESEC, i2A, NIEFI, Portugal; Associação Hypatiamat, Portugal
  • Virgílio Rato Instituto Politécnico de Coimbra, ESEC, i2A, NIEFI, Portugal
  • Ana Gomes Escola Básica da Solum Sul, Portugal
  • Fernarndo Martins Instituto Politécnico de Coimbra, ESEC, i2A, NIEFI, Portugal; Instituto de Telecomunicações, Portugal
Palavras-chave: Artefactos Digitais, Operações Aritméticas, 1.º Ciclo do Ensino Básico, Matemática Elementar, Aprendizagem Colaborativa

Resumo

Este artigo centra-se na utilização da plataforma Hypatiamat por uma professora estagiária, como forma de superar as dificuldades observadas sobre os sentidos da multiplicação nos alunos do 2.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Apresenta-se a implementação das cinco sessões que integraram a applet Multiplicação da plataforma Hypatiamat. Os resultados confirmam que a integração da plataforma Hypatiamat na prática educativa contribui para a compreensão e aprofundamento dos conhecimentos relacionados com os sentidos da multiplicação de alguns alunos. Discutem-se algumas dificuldades sentidas pela professora estagiária na gestão simultânea do comportamento e dificuldades dos alunos, que poderão ter interferido nos resultados e deverão ser consideradas em intervenções futuras.

Publicado
2023-04-26
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia