EXTRATOS DE FOLHAS, FLORES, FRUTOS E RAÍZES COMO INDICADORES ÁCIDO-BASE

  • Elisa Saraiva Clube Ciência Viva na Escola, Agrupamento de Escolas D. Maria II, V.N. Famalicão, Portugal; Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal; inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação e Inovação em Educação, Escola Superior de Educação do Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0001-5025-8796
  • Carolina Costa Clube Ciência Viva na Escola, Agrupamento de Escolas D. Maria II, V.N. Famalicão, Portugal
  • Catarina Silva Clube Ciência Viva na Escola, Agrupamento de Escolas D. Maria II, V.N. Famalicão, Portugal
  • Filipa Oliveira Clube Ciência Viva na Escola, Agrupamento de Escolas D. Maria II, V.N. Famalicão, Portugal
  • Inês Ribeiro Clube Ciência Viva na Escola, Agrupamento de Escolas D. Maria II, V.N. Famalicão, Portugal
  • Leonardo Rocha Clube Ciência Viva na Escola, Agrupamento de Escolas D. Maria II, V.N. Famalicão, Portugal
  • Madalena Ribeiro Clube Ciência Viva na Escola, Agrupamento de Escolas D. Maria II, V.N. Famalicão, Portugal
  • Mariana Carvalhal Clube Ciência Viva na Escola, Agrupamento de Escolas D. Maria II, V.N. Famalicão, Portugal
  • Regina Henriques Clube Ciência Viva na Escola, Agrupamento de Escolas D. Maria II, V.N. Famalicão, Portugal
  • Rodrigo Pinheiro Clube Ciência Viva na Escola, Agrupamento de Escolas D. Maria II, V.N. Famalicão, Portugal
  • Salvador Costa Clube Ciência Viva na Escola, Agrupamento de Escolas D. Maria II, V.N. Famalicão, Portugal
  • Tomás Antunes Clube Ciência Viva na Escola, Agrupamento de Escolas D. Maria II, V.N. Famalicão, Portugal
  • Tomás Amaral Clube Ciência Viva na Escola, Agrupamento de Escolas D. Maria II, V.N. Famalicão, Portugal
  • Maria Manuel Azevedo Clube Ciência Viva na Escola, Agrupamento de Escolas D. Maria II, V.N. Famalicão, Portugal; 4CINTESIS - Centro de Investigação em Tec. da Saúde e Sistemas de Informação, Faculdade de Medicina, Universidade do Porto, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-1670-2344
Palavras-chave: Educação STEM, Práticas Epistémicas, Aprendizagem Colaborativa, Comunicação em Ciência, Aprendizagem ativa

Resumo

O trabalho teve como objetivo levar os alunos a descobrir que alguns extratos de pigmentos vegetais têm potencial de utilização como indicadores colorimétricos de ácido-base, testando alguns deles em soluções aquosas do dia-a-dia. Os resultados das investigações dos alunos foram apresentados em posters à comunidade escolar e também organizados numa comunicação oral que os alunos apresentaram num congresso de jovens cientistas. Na proposta didática, uma situação formativa desenvolvida de acordo com metodologia inquiry, estiveram envolvidos alunos do 8º ano. O envolvimento dos alunos em práticas epistémicas levou ao desenvolvimento de importantes competências, das quais se destacam as associadas à colaboração e comunicação.

Biografias Autor

Elisa Saraiva, Clube Ciência Viva na Escola, Agrupamento de Escolas D. Maria II, V.N. Famalicão, Portugal; Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal; inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação e Inovação em Educação, Escola Superior de Educação do Porto, Portugal

Elisa Saraiva. Concluiu o(a) Doutoramento em Ciências Físicas - Ramo Didáctica das Ciências Físicas em 2017 pelo(a) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Mestrado em Mestrado em Ensino de Física e Química em 2007 pelo(a) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Licenciatura em Licenciatura em Química - Ramo Química Analítica em 1997 pelo(a) Universidade de Aveiro. É Assistente convidado no(a) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Professor do ensino básico e secundário no(a) Agrupamento D. Maria II e Formação Contínua de Professores no(a) CFAE de Escolas de Vila Nova de Famalicão. Publicou 10 artigos em revistas especializadas. Possui 4 capítulo(s) de livros e 2 livro(s). Organizou 3 evento(s). Participou em 3 evento(s). Participa e/ou participou como Investigador em 2 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Exatas com ênfase em Física, Ciências Exatas com ênfase em Química e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 39 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Representação visual; Práticas Epistémicas; Envolvimento dos Alunos; Mediadores epistémicos; Mediação do professor.

Maria Manuel Azevedo, Clube Ciência Viva na Escola, Agrupamento de Escolas D. Maria II, V.N. Famalicão, Portugal; 4CINTESIS - Centro de Investigação em Tec. da Saúde e Sistemas de Informação, Faculdade de Medicina, Universidade do Porto, Porto, Portugal

Professora de Biologia e Geologia; Doutorada em Microbiologia; Docente do Ensino Básico e Secundário; Formadora de Professores (Formação Contínua); Investigadora

Publicado
2023-04-26
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia