CAPOEIRAS JOGAM FÍSICA?! A INTRODUÇÃO DA CULTURA DE MATRIZ AFRICANA NA FÍSICA DA ESCOLA DE NÍVEL MÉDIO BRASILEIRA

  • Wagner de Souza Cefet/RJ
Palavras-chave: Ensino de Física, Antropologia, Biomecânica, Cultura Afro-brasileira

Resumo

Tratamos da inserção da capoeira na escola como facilitadora e motivadora do aprendizado da Física. As escolas brasileiras estão obrigadas, pela Lei nº11.645/2008, a incluir em todo o currículo a história e a cultura de matriz africana e indígena, que estão na gênese da formação do povo brasileiro. Propomos o uso da capoeira como tema transdisciplinar e, a partir dela, exploramos a Física de seus movimentos e cantos. Relatamos as conclusões obtidas em experiência no Cefet/RJ, na qual temos visto o quanto os estudantes motivam-se a compreender os conceitos físicos presentes no jogo da capoeira e tudo que o permeia.

Publicado
2023-04-26
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia