CONTROVÉRSIA SIMULADA CTS SOBRE ENERGIA NUCLEAR APLICANDO A CODOCÊNCIA E UTILIZANDO A TEORIA DA ATIVIDADE COMO REFERENCIAL

  • Carlos José Afonso Neto CEFET/RJ
  • Glauco dos Santos Ferreira da Silva CEFET/RJ
  • Glória Regina Pessôa Campello Queiroz UERJ - CEFET/RJ
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Física, Codocência, Teoria da Atividade, Ciência Tecnologia e Sociedade

Resumo

Este artigo relata uma prática em Educação em Ciências que utilizou a codocência numa controvérsia simulada sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) aplicada a uma turma de Licenciatura em Física. O enfoque educacional CTS foi contemplado para discutir sobre a Ciência, evidenciando que esta é uma construção humana, estando sujeita a crenças, valores e interesses. Desta forma queremos enfatizar a potencialidade das controvérsias CTS no ensino de Ciências, bem como algumas vantagens da codocência, que se mostraram importantes para proporcionar a reflexão acerca da produção do conhecimento científico. Recorremos à Teoria da Atividade como referencial para entendimento de algumas ações implementadas.

Publicado
2023-04-26
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia