APOIO AO ENSINO DO CAPITAL CIENTÍFICO ATRAVÉS DE UMA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO PARTICIPATIVA E DE COOPERAÇÃO ENTRE ESCOLAS E AMBIENTES EXTRA-ESCOLARES

  • Merima Ramic
  • Andrea Frantz-Pittner
Palavras-chave: Capital da Ciência, Cooperação Educativa, Instrução Individualizada, Aventura Científica, Ciência Primária

Resumo

De acordo com o conceito de capital científico, os conhecimentos, atitudes e experiências relacionadas com a ciência são cruciais para a capacidade de uma pessoa ser bem sucedida num mundo orientado pela ciência. Os aspectos essenciais do ensino de capital científico direccionado são a personalização e localização dos processos de aprendizagem, bem como a apreciação dos interesses, experiências e competências de cada aprendente. As ofertas extracurriculares podem apoiar as escolas neste esforço, fornecendo ofertas da vida real e individualizadas.
Foi utilizado um processo de investigação de acção participativa para desenvolver programas de aprendizagem fora da escola para as escolas primárias O ambiente de ensino oferece aprendizagem de descoberta num contexto narrativo. Após o primeiro ciclo de desenvolvimento e avaliação, os resultados positivos são evidentes. Contudo, a ligação às actividades de sala de aula e a consideração da heterogeneidade linguística dos alunos ainda necessitam de ser melhoradas.

Publicado
2023-04-26
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia