O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM COM SUPORTE DO GEOGEBRA

UMA PRÁTICA EDUCATIVA BASEADA NA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS

Palavras-chave: Matemática, GeoGebra, Sala de Aula Invertida, Ensino Híbrido, Função Afim.

Resumo

O trabalho aborda o uso do software GeoGebra em sala de aula com o ensino de função afim para estudantes do Ensino Médio. Objetivo: apresentar os resultados encontrados do conteúdo da função afim com o auxílio do GeoGebra, embasado na Teoria dos Campos Conceituais no formato ensino híbrido, usando a metodologia de ensino sala de aula invertida. Metodologia: relato de uma experiência com o estudo de caso de 38 estudantes de uma escola pública de tempo integral. A atividade foi desenvolvida denominada função afim, disponível na plataforma GeoGebra, e orientado pelo professor  no formato do Ensino Remoto e outro Presencial. Resultados: apresentam um recurso interativo no estudo da função afim utilizando uma concepção dinâmica no GeoGebra, partindo da relação entre os coeficientes durante o manuseio dos parâmetros no gráfico de uma função afim pela tecnologia digital importante na aprendizagem dos estudantes

Biografias Autor

Paulo Vitor da Silva Santiago, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo UFC. Mestre em Ciências e Matemática no Programa de Pós Graduação (PPGENCIMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa Tecnologias Digitais (TD) no Ensino de Ciências e Matemática. Especialização no Ensino de Matemática (ISEIB), Especialização em Nutrição Clínica e Esportiva (UNIQ), Especialização em Docência na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFCE), Especialização em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação (ÚNICA), Especialização em Tecnologias Digitais e Inovação na Educação (ÚNICA), Especialização em Docência no Ensino Superior (ÚNICA), Especialização em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI), Especialização em Educação Digital (SENAI-SC). Licenciatura em Matemática (IFCE), Tecnólogo em Alimentos (CENTEC), Licenciatura em Filosofia (FAERPI), Licenciando em Educação Física (UECE).

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Professor Titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do estado do Ceará/ IFCE do curso de Licenciatura em Matemática e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (2020 - 2026). Professor do Doutorado em Associação em Rede de Pós-Graduação em Ensino (RENOEN) e do Mestrado Acadêmico em Ensino de Cièncias e Matemática do do Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica PROEPT-IFCE. 

Publicado
2023-11-28
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia