EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E AMBIENTE ENTRE O PASSADO E O PRESENTE: DEBATES A PARTIR DE UMA PESQUISA HISTORIOGRÁFICA

  • Roberth De-Carvalho
  • Marinilde Tadeu Karat
  • Dionia Eli Dorneles
  • Patrícia Giraldi Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: educação em ciências, ensino sobre ambiente, relações humanos e natureza

Resumo

O texto é fruto de um debate ocorrido na forma de uma mesa redonda online. Parte de um artigo selecionado como (pre)texto para análises sobre processos educativos e o papel da Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia. Trata sobre as inter-relações entre sujeito, ambiente e ciência. A partir de historiografias que abordam sobre pestes ao longo do tempo, busca compreender as inferências sobre o imaginário acerca de ambientes, e como tais compreensões influenciam os processos de ensino de ciências. Trata sobre os possíveis aprendizados que o olhar entre passado e presente podem trazer para pensarmos outras perspectivas de ensino. Temas como a dicotomia entre humanos e natureza, o apagamento de humanos no ensino sobre ambiente, as relações entre pobreza, doenças e saúde pública foram foco das discussões. O encontro entre investigadores e profissionais da educação é o espaço privilegiado para a produção de conhecimentos que emergem de distintas leituras.

Publicado
2022-11-29
Secção
Secção 3: Articulação entre Investigação & Práticas em Educação em CM&T