EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NO EIXO DA GEOMETRIA

O DIREITO A UMA HABITAÇÃO CONDIGNA NA PRÁTICA DOCENTE

  • Sergio Toro Ramírez Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación
  • Noemí Pizarro Contreras Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación
  • Rocío Guede-Cid Universidad Rey Juan Carlos

Resumo

No Chile, a Lei 20.911 estabelece que os estabelecimentos de ensino reconhecidos pelo Estado devem promover a formação de cidadãos que promovam o desenvolvimento de um país democrático com justiça social. Por isso, este documento mostra uma ação, na prática docente da matemática, que busca contextualizar o cálculo de áreas de retângulos com direito à moradia digna. Usando tijolos de construção LEGO®, alunos de 13 anos analisam o tamanho médio das casas nas diferentes e diversas comunas de Santiago de Chile, buscando, a partir de seus olhos adolescentes, perguntas e respostas sobre justiça social em relação à moradia. Observaram que os metros quadrados de habitação social estavam abaixo do seu padrão de conforto e consideraram que era necessário aumentar os metros quadrados deste tipo de habitação.

Publicado
2022-11-29
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia