WORKSHOP PARA DESENVOLVER O CONHECIMENTO EMOCIONAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

  • María del Socorro García González Universidad Autónoma de Guerrero

Resumo

No México, o currículo atualmente exige que os professores desenvolvam habilidades socioemocionais, mas eles não são treinados, diante dessa demanda, foi proposto o desenho de um workshop virtual para desenvolver o conhecimento emocional dos professores de matemática com base na teoria da cognição da estrutura emoções. A implementação do workshop foi realizada de 2020 a 2022, e participaram 96 professores mexicanos de diferentes níveis educacionais, desde a escola primária (6-12 anos) até ensino médio (15- 18 anos). A avaliação da implementação indica que a maioria dos professores não se conhece emocionalmente, pois carecem de estratégias para tal, mas com o auxílio das ferramentas disponibilizadas na workshop conseguem reconhecer as situações que desencadeiam suas emoções, bem como dar uma palavra emocional para o que eles sentem. Espera-se que essas ferramentas possam ser implementadas pelos professores com seus alunos.

Publicado
2022-11-29
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia