ESTRUTURAS COGNITIVAS E CONCEÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE ENERGIA: ESTUDO PRELIMINAR EM FUTUROS PROFESSORES DO 1º CEB

  • Ana Maia Fernandes LIP
  • Sandra Soares 1-Departamento de Física, Faculdade de Ciências, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal; 2- Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, Lisboa, Portugal; Centro de Matemática e Aplicações, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal
Palavras-chave: física, energia, educação básica, futuros professores, conceções alternativas

Resumo

O ensino-aprendizagem do conceito de energia tem sido largamente estudado em Didática das Ciências. O seu caráter abstrato e transdisciplinar torna o seu conhecimento difícil, sendo, no entanto, abordado indiretamente nas aprendizagens do 1º CEB. As conceções alternativas sobre o conceito de energia não são exclusivas dos alunos, estando também presentes em professores. Problema: na ausência de um estudo a nível nacional que faça a análise desta problemática, este estudo piloto pretende analisar as estruturas cognitivas e conceções alternativas de futuros professores do 1º CEB. Métodos: teste de associação de palavras e formulação de uma frase sobre energia. Resultados: verifica-se que nenhum dos participantes conseguiu completar o teste e que as palavras se distribuem por seis categorias. Por outro lado, as frases revelam uma tendência antropocêntrica. Contributos: este estudo piloto pode constituir uma referência para o design de um estudo mais aprofundado, com uma maior abrangência.

Publicado
2022-11-29
Secção
Secção 1: Investigação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia