A COLABORAÇÃO NA DOCÊNCIA POLIVALENTE: USO DA LITERATURA COMO POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO

  • Renata Cristine Conceição UFSC
  • Aline Rocha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Regina Celia Grando Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: pesquisa colaborativa, formação de professores, pensamento algébrico, educação matemática, saberes da infância

Resumo

A narrativa apresenta parte de uma investigação colaborativa entre três pesquisadoras em Educação Matemática. Identificamos características do pensamento algébrico mobilizado por crianças em fase de alfabetização (6 e 7 anos). Para tanto, desenvolvemos uma sequência didática que teve por base o uso de literatura infantil em uma perspectiva interdisciplinar de ensino a fim de encantar as crianças em situações lúdicas, brincantes, curiosas e que mobilizassem descobertas de padrões em matemática, as quais chamamos de “segredos”. É importante situar que, no Brasil, o conteúdo de Álgebra com as crianças de 6 a 10 anos é recente nos currículos (2017), o que torna a experiência relatada significativa. Apresentamos a importância do desenvolvimento do pensamento algébrico nos primeiros anos de escolaridade dentro de uma proposta colaborativa, relatamos o trabalho que foi desenvolvido em sala de aula e tecemos as contribuições desta proposta investigativa para o desenvolvimento do pensamento algébrico com crianças.

Publicado
2022-04-27
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia