NÃO DEIXANDO NINGUÉM PARA TRÁS: APRENDIZAGEM ACTIVA REDUZ AS LACUNAS ACADÉMICAS NUM CURSO UNIVERSITÁRIO DE INTRODUÇÃO À BIOLOGIA NA COLÔMBIA

Resumo

Uma tendência global é transformar as práticas tradicionais e adotar estratégias pedagógicas inovadoras que são apoiadas por evidências, como a aprendizagem ativa. No entanto, poucas iniciativas foram realizadas na América Latina. Este artigo apresenta os resultados de uma avaliação do impacto da aprendizagem ativa num curso de biologia geral sobre o desempenho académico dos alunos, as suas diferenças no nível dos seus conhecimentos, e o grau de aceitação dos cursos ministrados numa universidade da Colômbia. Uma lacuna de segregação no conhecimento foi detetada no início do curso, mas o grupo, como um todo, foi mais homogêneo no final. Os resultados mostram uma tendência para melhorar o conhecimento da disciplina, bem como uma homogeneização na apropriação do conhecimento pelos alunos.

Publicado
2022-11-29
Secção
Secção 1: Investigação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia